Mensageiro Sideral

De onde viemos, onde estamos e para onde vamos

Mensageiro Sideral - Salvador Nogueira
Salvador Nogueira

SpaceX espera fazer novo voo do Starship em dois meses, diz Nasa

Chefe da agência espacial minimiza impacto da explosão no plano de retorno à Lua

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Nasa não considerou o sucesso apenas parcial do lançamento do Starship como um atraso sério para seus planos de levar humanos à superfície da Lua e espera que a empresa SpaceX possa realizar uma nova tentativa de voo em cerca de dois meses. Pelo menos, foi isso o que disse Bill Nelson, administrador da agência espacial americana, a um comitê do Congresso dos EUA.

Em audiência realizada na última quinta (27), focada no orçamento da Nasa para 2024, Nelson foi inquirido sobre o impacto do voo. "A explosão, isso não é uma grande perda", explicou, ecoando a conhecida filosofia da SpaceX de testar em voo sempre que possível e aprender com falhas, aperfeiçoando os sistemas a cada nova tentativa.

"Esse é o modus operandi deles", disse Nelson. "Eles lançam e, se algo dá errado, eles descobrem o que é, voltam e lançam de novo."

Lançamento do Starship em seu primeiro voo integrado, em 20 de abril
Lançamento do Starship em seu primeiro voo integrado, em 20 de abril - Reuters

A empresa de Elon Musk já havia modulado as expectativas antes do voo do último dia 20, quando ressaltou que seria considerado um sucesso se o maior foguete do mundo conseguisse deixar a plataforma, em Boca Chica, no Texas. Tudo que viesse depois seria lucro, e a chance de um voo perfeito até o fim havia sido estimada por Musk em modestos 50%.

Na primeira tentativa de voar o veículo de 120 metros e dois estágios, o gigante de fato deixou a plataforma e, apesar de várias falhas de motores, conseguiu escalar até cerca de 40 km, quando começou a capotar, antes mesmo da separação do segundo estágio. Por segurança, o controle da missão detonou remotamente o veículo, numa explosão espetaculosa.

A despeito do sucesso parcial, muito festejado pelas equipes da SpaceX, a empresa enfrentou contratempos inesperados. O maior deles, a quantidade de danos causados pelo disparo dos motores sobre a plataforma, que detonaram a base de concreto sob si e ejetaram grandes quantidades de detritos e poeira a enormes distâncias.

Segundo a Nasa, a SpaceX espera ter o próximo Starship pronto para voar em cerca de dois meses, mesmo tempo que estima para os reparos e o aperfeiçoamento dos sistemas de solo necessários para um novo lançamento. Além disso, a FAA (agência de aviação civil dos EUA, que regula lançamentos comerciais de foguete) precisará concluir sua investigação do incidente antes de autorizar uma nova licença para o próximo voo.

Embora seja um veículo privado, a Nasa tem enorme interesse nele, por tê-lo selecionado para efetuar o transporte de astronautas da órbita lunar para a superfície do satélite natural nas missões Artemis 3 e 4, a um custo de US$ 4 bilhões.

Antes que elas possam ocorrer, a SpaceX terá de demonstrar todo o sistema, realizando um pouso não tripulado na Lua. De acordo com Bill Nelson, a agência ainda trabalha com a meta de realizar a Artemis 3 em dezembro de 2025. Mas a data já era pouco crível mesmo antes do primeiro teste integrado do Starship. Muita coisa precisa dar certo, e não só no lado da SpaceX, para que a missão possa partir na data prevista.

Esta coluna é publicada às segundas-feiras na versão impressa, na Folha Corrida.

Siga o Mensageiro Sideral no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.