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Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

Disco de Ouro é substituído por Play de Ouro

Primeira certificação para artistas baseada no número de execuções em plataformas digitais no país será anunciada na 10ª edição do Rio Music Market

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Uma atualização do antigo Disco de Ouro, que era distribuído de acordo com o número de vendas de discos físicos, será anunciada na 10ª edição do Rio Music Market, que tem início nesta terça-feira (31).

O evento, que acontece de forma online entre 31 de janeiro e 3 de fevereiro, traz novas tendências para o mercado musical e apresenta a primeira certificação para artistas baseada no número de execuções em plataformas digitais no país: o prêmio Play de Ouro.

Em foto colorida, a Ilustração em feltro da artista Jaca Almeida, com reprodução da foto do prêmio Play de Ouro
Ilustração em feltro da artista Jaca Almeida, com reprodução da foto do prêmio Play de Ouro - Fotomontagem Carlos Bozzo Junior/Folhapress

Serão elegíveis ao Play de Ouro álbuns e singles de artistas independentes lançados em plataformas de streaming de áudio e vídeo. A partir do número de downloads ou reproduções, o artista pode ser elegível para receber o prêmio em cinco categorias: prata, ouro, platina, safira e diamante.

Durante a cerimônia de encerramento do Rio Music Market, no dia 3 de fevereiro, no Teatro B32, em São Paulo, que será realizada presencialmente com a apresentação do grupo Roupa Nova, haverá o lançamento do prêmio Play de Ouro, quando artistas convidados receberão as primeiras certificações.

O objetivo do evento promovido pela Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) é debater a indústria musical, reunindo profissionais e representantes de empresas da área de todo o país.

Temas como formas alternativas de monetização, marketing digital, ranking das plataformas, direitos autorais, big data, edição musical, estatísticas do mercado e iniciativas sustentáveis estão na pauta da edição. "Estamos em tempos de mudanças vertiginosas e de um dinamismo cada vez maior no mercado musical. O Rio Music Market é cada vez mais um espaço de referência para que os agentes do setor possam se atualizar e discutir criticamente novos conceitos e ferramentas", disse Carlos Mills, presidente da ABMI.

Entre os convidados para os painéis estão Nathan Polachini, representante da Reptoir, plataforma especializada em gestão de metadados, que participa da mesa "Reptoir: gerenciamento de royalties e catálogo para gravadoras e editoras"; o esloveno Vasja Veber, cofundador da Vibrate, empresa especializada em análise de dados do mercado musical, que participa do debate "Vibrate: relatório anual sobre a indústria da música e uma breve visão geral da plataforma", que conta com tradução simultânea; além de Isabel Amorim e Valéria Pessoa, do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), que compõem a mesa "ECAD: Sistema de Identificação e Distribuição de Direitos de Autor".

Para a programação completa da 10ª edição do Rio Music Market acesse https://riomusicmarket.com.br/programacao/.

Para consultar o regulamento completo do Play de Ouro acesse https://drive.google.com/file/d/1vppsjSwmBUK0tFZKKPR8XB0U8KHL6XEl/view.

Para adquirir os ingressos para o Rio Music Market acesse https://www.eventbrite.com.br/e/rio-music-market-edicao-play-de-ouro-tickets-444107335997.

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