Uma atualização do antigo Disco de Ouro, que era distribuído de acordo com o número de vendas de discos físicos, será anunciada na 10ª edição do Rio Music Market, que tem início nesta terça-feira (31).
O evento, que acontece de forma online entre 31 de janeiro e 3 de fevereiro, traz novas tendências para o mercado musical e apresenta a primeira certificação para artistas baseada no número de execuções em plataformas digitais no país: o prêmio Play de Ouro.
Serão elegíveis ao Play de Ouro álbuns e singles de artistas independentes lançados em plataformas de streaming de áudio e vídeo. A partir do número de downloads ou reproduções, o artista pode ser elegível para receber o prêmio em cinco categorias: prata, ouro, platina, safira e diamante.
Durante a cerimônia de encerramento do Rio Music Market, no dia 3 de fevereiro, no Teatro B32, em São Paulo, que será realizada presencialmente com a apresentação do grupo Roupa Nova, haverá o lançamento do prêmio Play de Ouro, quando artistas convidados receberão as primeiras certificações.
O objetivo do evento promovido pela Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) é debater a indústria musical, reunindo profissionais e representantes de empresas da área de todo o país.
Temas como formas alternativas de monetização, marketing digital, ranking das plataformas, direitos autorais, big data, edição musical, estatísticas do mercado e iniciativas sustentáveis estão na pauta da edição. "Estamos em tempos de mudanças vertiginosas e de um dinamismo cada vez maior no mercado musical. O Rio Music Market é cada vez mais um espaço de referência para que os agentes do setor possam se atualizar e discutir criticamente novos conceitos e ferramentas", disse Carlos Mills, presidente da ABMI.
Entre os convidados para os painéis estão Nathan Polachini, representante da Reptoir, plataforma especializada em gestão de metadados, que participa da mesa "Reptoir: gerenciamento de royalties e catálogo para gravadoras e editoras"; o esloveno Vasja Veber, cofundador da Vibrate, empresa especializada em análise de dados do mercado musical, que participa do debate "Vibrate: relatório anual sobre a indústria da música e uma breve visão geral da plataforma", que conta com tradução simultânea; além de Isabel Amorim e Valéria Pessoa, do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), que compõem a mesa "ECAD: Sistema de Identificação e Distribuição de Direitos de Autor".
Para a programação completa da 10ª edição do Rio Music Market acesse https://riomusicmarket.com.br/programacao/.
Para consultar o regulamento completo do Play de Ouro acesse https://drive.google.com/file/d/1vppsjSwmBUK0tFZKKPR8XB0U8KHL6XEl/view.
Para adquirir os ingressos para o Rio Music Market acesse https://www.eventbrite.com.br/e/rio-music-market-edicao-play-de-ouro-tickets-444107335997.
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