Na Pinta do Surfe

O universo do esporte e suas particularidades

Na Pinta do Surfe - Marcus Romero
Marcus Romero

Jack Robinson e Carissa Moore levam a etapa de Pipeline no Havaí

Em ondas pequenas Austrália e Havaí saem na frente pelo título de 2023

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dias antes de iniciar a janela de espera para a primeira etapa do circuito mundial de surfe de 2023 um swell gigante encostou nas ilhas havaianas, devido a essa agitação muita areia foi empurrada para a bancada de Pipeline e acabou prejudicando a qualidade das ondas durante o evento.

A WSL fez o que pode com o período que tinha, mas as condições realmente não colaboraram.

Jack Robinson e Carissa Moore foram os vencedores do Billabong Pro Pipeline 2023, eles surfaram muito durante todo o evento e são fortes candidatos ao título mundial desse ano.

Jack e Carissa posam como campeões
Jack Robinson e Carisa Moore campeões do Billabong Pro Pipeline 2023 (Photo by Brent Bielmann/World Surf League) ORG XMIT: 775907314 - World Surf League

Os Brasileiros mais bem colocados foram Caio Ibelli e Lucas Chianca que foram até as semifinais.

O Destaque dessa etapa ficou para o australiano Jack Robinson que teve uma caminhada duríssima onde despachou Gabriel Medina, John John Florence, João Chianca e Leonardo Fioravanti.

Jack estava concentradíssimo. Antes do início de cada bateria ele fazia suas respirações de ventilação. Na água se mostrava tranquilo, escolhia sempre as melhores ondas e tirava delas o melhor que podia. Ao término das baterias continuava concentrado com comentários pontuais, dava para ver que ele estava em sintonia com as ondas de Pipe e focado na busca pelo título.

surfista desliza por dentro de um tubo
Jack Robinson Pro Pipeline on February 8, 2023 at Oahu, Hawaii. (Photo by Brent Bielmann/World Surf League) ORG XMIT: 775907314 - World Surf League

Carissa Moore como sempre demonstrou um surfe potente e estava encaixada nas ondas que apareciam. Surfando em casa a havaiana não deu espaço para suas adversárias. Foi emocionante ver a entrevista dela após a conquista. Ela sabe da importância dessa vitória em Pipeline que somente o ano passado passou a fazer parte do calendário feminino da WSL e é considerada uma das ondas mais temidas do mundo. Ela estava radiante e foi merecedora dessa conquista.

surfista desliza em uma onda dentro do tubo
Carissa Moore - Billabong Pro Pipeline on February 8, 2023 at Oahu, Hawaii. (Photo by Tony Heff/World Surf League) ORG XMIT: 775907314 - World Surf League

Pipeline é um local hostil, a bancada rasa e o crowd intenso torna praticamente impossível o surfe treino. Por isso os surfistas estampam um sorriso quando a competição começa, surfar essas ondas com apenas mais uma pessoa na água é realmente um privilégio para poucos.

A novidade desse início de temporada foi relógio da Apple usado pelos surfistas durante as baterias. Essa tecnologia traz informações em tempo real das notas, classificação, tempo de bateria, prioridades e outras informações e o mais bacana é o fato dessa invenção ser brasileira.

Mano Ziul que infelizmente faleceu no ano passado, foi o idealizador desse projeto e responsável também nos anos 80 por desenvolver a transmissão em streaming e resultados on line assim que os juízes digitavam as notas. O sistema criado por Mano Ziul revolucionou o esporte e até hoje é utilizado nas competições.

A próxima etapa do Circuito Mundial de Surfe será disputada também no Havaí em Sunset Beach, entre os dias 12 e 23 de fevereiro.

Aloha

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.