Novo em Folha

Programa de Treinamento

Novo em Folha - Editoria de treinamento
Editoria de treinamento
Descrição de chapéu jornalismo mídia

Pesquisa indica que mídia tem reduzido estereótipos de gênero

Cresce o número de matérias sobre empoderamento feminino, com mulheres líderes e ativistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A partir de títulos de notícias publicadas nos principais jornais de língua inglesa de quatro países (Índia, Estados Unidos, Reino Unido e África do Sul), o portal digital The Pudding realizou uma análise sobre a representação feminina na mídia.

A pesquisa coletou mais de 380 mil notícias veiculadas entre 2005 e 2021 e levou em conta as diferenças de cada país na abordagem de questões sociais relevantes, como raça e religião.

O tema mais comum das notícias foi a criminalidade, com a maior parte das matérias retratando mulheres vítimas de violência. Estereótipos de gênero também foram um assunto recorrente, o que inclui palavras como "casar", "corpo" e "sexy". ​

Dia Internacional da Mulher é hoje uma data marcada por protestos que pedem igualdade de gênero
Mulheres estão menos estereotipadas na mídia, aponta pesquisa - Getty Imagens/ BBC

Além disso, a análise considerou o viés editorial das publicações, incluindo a polarização e a parcialidade, e constatou que manchetes de notícias sobre mulheres são mais sensacionalistas. Nessa categoria, a pesquisa destacou o título de uma matéria publicada no tabloide britânico Express: "Mulher grita ‘MATAR MATAR MATAR’ enquanto esfaqueia homem durante ataque no mercado de Barnsley".

A pesquisa conclui que vem ocorrendo uma mudança no conteúdo das notícias, com a redução do número de publicações que reforçam estereótipos de gênero e o aumento de matérias sobre empoderamento feminino, que retratam mulheres como líderes e ativistas.

Confira a análise completa no The Pudding: https://pudding.cool/2022/02/women-in-headlines/.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.