Novo em Folha

Programa de Treinamento

Novo em Folha - Editoria de treinamento
Editoria de treinamento
Descrição de chapéu jornalismo mídia

Documentários lançados em 2022 têm jornalismo como tema

Produções mostram desafios da prática jornalística no mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Presente nos principais acontecimentos do mundo, o jornalismo costuma render boas histórias. Confira dois documentários, lançados em 2022 e disponíveis nas plataformas de streaming, em que o jornalismo e jornalistas são os protagonistas:

Cena do documentário "Navalny", exibido no É Tudo Verdade de 2022
Cena do documentário "Navalny", que acompanha os passos do prinicipal opositor de Putin na Rússia - Divulgação

Em Perigo

O documentário "Em Perigo", produzido pela HBO Max, retrata as dificuldades de jornalistas em lugares do mundo onde a liberdade de imprensa tem sofrido ameaças.

A obra mostra, nos Estados Unidos, o repórter do The Guardian, Oliver Laughland, trabalhando na cobertura de comícios do ex-presidente Donald Trump, realizados no sul do país, e o fotojornalista Carl Juste, em manifestações do grupo Black Lives Matter, realizadas em Miami.

No México, a obra acompanha a fotógrafa Sashenka Gutierrez, em coberturas de casos de feminicídio e, no Brasil, a repórter especial da Folha de S. Paulo Patrícia Campos Mello, atacada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

Dirigido por Heidi Ewing e Rachel Grady, "Em Perigo" está disponível na HBO Max.

O documentário acompanha o principal opositor do governo de Vladimir Putin na Rússia, Alexei Navalny, durante sua recuperação após ter sofrido um envenenamento, em agosto de 2020.

O filme, que mostra Navalny sendo tratado na Alemanha e sua prisão no momento em que volta a Moscou, traz o russo junto a jornalistas de vários países e membros de sua Fundação Anticorrupção, instituição sem fins lucrativos, responsável por revelar escândalos de corrupção no Kremlin.

Algumas cenas mostram agentes do FSB, o serviço de segurança da Rússia, admitindo ter colocado as toxinas, responsáveis pelo envenenamento de Navalny, nas roupas do ativista político.

Dirigido por Daniel Roher, "Navalny" está disponível na HBO Max.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.