O Mundo É uma Bola

O Mundo É uma Bola - Luís Curro
Luís Curro
Descrição de chapéu Champions League

A origem do Submarino Amarelo, apelido do Villarreal, surpresa da Champions League

Equipe espanhola que eliminou o Bayern é chamada assim desde os anos 1960 e, sim, há relação com os Beatles

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com não tanta frequência, a Champions League oferece algumas surpresas, como um time não favorito ir longe no badalado interclubes europeu.

Nesta edição, ela aconteceu.

O Villarreal, dono de um único título relevante em sua história de 99 anos –existe desde 10 de março de 1923–, eliminou ninguém menos que o megafavorito Bayern, em plena Allianz Arena, em Munique.

Com expressão de felicidade, Lo Celso, que usa a camisa 17, e Capoue celebram, com Gerard Moreno (de costas), a classificação do Villarreal para a fase semifinal da Liga dos Campeões da Europa no fim do jogo contra o Bayern, em Munique
Festa amarela em Munique, na casa do Bayern: Lo Celso (17), Capoue e Gerard Moreno (7) celebram a classificação do azarão Villarreal para a fase semifinal da Liga dos Campeões da Europa - Christof Stache - 12.abr.2022/AFP

O feito veio com um 1 a 1, depois de uma vitória por 1 a 0 na partida de ida, no Estádio da Cerâmica (conhecido popularmente como El Madrigal), na Espanha.

O Bayern até saiu na frente nesta terça (12), com o artilheiro polonês Lewandowski (sempre ele), mas o Submarino Amarelo empatou aos 43 minutos do segundo tempo, em um contra-ataque, com o reserva Chukwueze.

Chamou-me a atenção que o nigeriano, que entrara no jogo quatro minutos antes, aparentemente errou o chute. Acertou a bola de modo que ela tocou no gramado e subiu, encobrindo o goleiro Neuer.

Detalhe do gol à parte, a equipe segurou o empate mais uns minutos e eliminou o hexacampeão da Liga dos Campeões (a última vez em 2020) e 31 vezes campeão do Campeonato Alemão.

Assim, o Submarino Amarelo está na fase semifinal, onde duelará com o ganhador do confronto entre outros dois gigantes europeus, Liverpool e Benfica, a ser definido nesta quarta-feira.

Mencionei duas vezes Submarino Amarelo, que é o apelido do Villarreal. O uniforme, todo da cor do Sol, explica parte dele. Mas de onde surgiu o submarino, e quando?

O leitor conhecedor de música sabe que "Submarino Amarelo" é uma famosa canção ("Yellow Submarine") dos famosíssimos e inesquecíveis Beatles, banda inglesa de sucesso estrondoso nos anos 1960.

De acordo com o site da Uefa, na temporada de 1967/1968, na qual o Villarreal lutava para subir para a terceira divisão espanhola, "um grupo de torcedores atrás de um dos gols começou a reproduzir em um gravador a canção dos Beatles".

E no refrão eles, em alusão às camisas amarelas dos jogadores, cantavam: "Amarillo es el Villarreal, amarillo es, amarillo es" (Amarelo é o Villarreal, amarelo é, amarelo é).

A letra original é assim: "We all live in a yellow submarine, yellow submarine, yellow submarine" (Todos vivemos em um submarino amarelo, submarino amarelo, submarino amarelo).

Não há informação de por quanto tempo, ou em quantos jogos à época, o refrão adaptado foi entoado, mas alguém batizou a equipe de Submarino Amarelo em meio ao cântico, e o apelido pegou, perdurando até hoje.

Os torcedores gostam dele, tanto que até a mascote do Villarreal, chamada de Groguet, é um submarino –amarelo no corpo, azul na cabeça e nos membros e vermelho no periscópio, comportando as cores do escudo do clube.

Groguet, submarino que é a mascote do Villarreal, acena para a torcida no estádio El Madrigal
Groguet, submarino que é a mascote do Villarreal, acena para a torcida no estádio El Madrigal - Reprodução/Site do Villarreal CF

O Villarreal já esteve em uma semifinal de Champions, em 2006, quando foi eliminado pelo Arsenal ao perder na Inglaterra por 1 a 0 e empatar sem gols na Espanha. O craque desse time do Submarino Amarelo era o meia argentino Riquelme.

Apenas o sétimo colocado no Campeonato Espanhol de 2020/2021 –é também a sua colocação atual–, o Villarreal classificou-se para a atual Champions ao conquistar a Liga Europa, superando na decisão o Manchester United.

Essa é a única conquista importante do clube quase centenário, que nunca venceu o Espanhol nem a Copa do Rei. Além da Liga Europa, o Villarreal soma duas Copas Intertoto (2003 e 2004), torneio de verão extinto em 2008.

Nesta Champions, o Submarino Amarelo, para avançar às semifinais, eliminou antes do Bayern, nas oitavas de final, a italiana Juventus. Na fase de grupos, ficou em segundo lugar na chave vencida pelo Man United e que tinha também o Atalanta (Itália) e o Young Boys (SUI).

A equipe do técnico Unai Emery tem como principais destaques os argentinos Rulli (goleiro) e Lo Celso (meia), os espanhóis Pau Torres (zagueiro) e Gerard Moreno (atacante), e o atacante holandês Danjuma.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.