O Mundo É uma Bola

O Mundo É uma Bola - Luís Curro
Luís Curro
Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Marrocos tenta entrar para clube dos melhores 'matadores' em Copas

Só 8 seleções tiveram sucesso total nos três mata-matas até a decisão, ultrapassando oitavas, quartas e semifinais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marrocos. Esse é o nome da grande novidade da Copa do Qatar. O Mundial não terminou, mas o país da África conquistou a simpatia e o apreço de milhões devido ao seu desempenho positivo e inesperado.

Nunca um africano foi tão longe em Copas, atingindo a fase semifinal. Antes, Camarões (1990), Senegal (2002) e Gana (2010) pararam nas quartas de final.

O desafio marroquino, primeira nação a falar árabe a progredir tanto em um Mundial, não terminou no Oriente Médio. Há chance de ir além.

Hakim Ziyech, um dos principais jogadores de Marrocos, chuta a bola no estádio do clube Al Duhail, em Doha, na véspera da semifinal com a França na Copa do Qatar; companheiros de seleção, também vestidos de vermelho, estão ao redor dele
O meia-atacante Hakim Ziyech, um dos principais jogadores de Marrocos, treina no estádio do clube Al Duhail, em Doha, na véspera da semifinal com a França na Copa do Qatar - Karim Jaafar - 13.dez.2022/AFP

Caso derrube a França no estádio Al Bayt nesta quarta-feira (14), estará na final, no domingo (18), em Lusail, contra a Argentina, que superou a Croácia na primeira semifinal.

Se surpreender mais uma vez e eliminar os atuais campeões do mundo, Marrocos fará parte de um clube restrito, que conta com apenas oito países.

São aqueles que, desde que as oitavas de final foram introduzidas, no México-1986, como a primeira etapa do sistema eliminatório no caminho até o jogo decisivo, passaram por todos os mata-matas: o das oitavas, o das quartas de final e o das semifinais.

Tiveram eficácia nesse nível como "matadores" a Argentina (1986, 1990, 2014 e 2022), o Brasil (1994, 1998 e 2002), a Alemanha (1986, 1990 e 2014), a França (1998, 2006, 2018), a Itália (1994 e 2006), a Espanha (2010), a Holanda (2010) e a Croácia (2018).

Muitas outras seleções tentaram entrar nesse rol (o dos finalistas de Copas), conseguindo se classificar para as oitavas, porém ficaram pelo caminho diante de uma dessas oito equipes no momento em que se aproximavam do objetivo, ou antes,

Alguns países bateram na trave, sendo superados na semifinal: Bélgica (1986 e 2018), Inglaterra (1990 e 2018), Bulgária (1994), Suécia (1994), Coreia do Sul (2002), Turquia (2002), Portugal (2006) e Uruguai (2010).

Com o corpo pintado de preto e vermelho e as duas mãos cobrindo a boca, torcedor da Bélgica lamenta a eliminação na semifinal da Copa de 2018, na Rússia, diante da França, em São Petersgurgo
Torcedor da Bélgica lamenta a queda dos Diabos Vermelhos na semifinal da Copa de 2018, na Rússia, diante da França, em São Petersgurgo - Toru Hanai - 10.jul.2018/Reuters

É bem difícil fazer parte desse clube de "matadores" de sucesso, porém ele não se mostra impenetrável, já que a Croácia passou a ser seu mais novo membro quatro anos atrás, quando lhe faltou somente dar o "tiro" definitivo, na final, contra a França.

A favor de Marrocos, azarão diante de Mbappé e companhia, há o retrospecto recente, com vitórias sobre os favoritos Bélgica, Espanha (nos pênaltis) e Portugal, a defesa "intransponível" cujo último pilar é o goleiro Bono (só um gol sofrido, e feito por um atleta do próprio time) e a força da torcida, que nos estádios tem apoiado maciçamente a seleção do norte da África.

São os trunfos marroquinos para tentar obter a chave do "Clube dos Oito", fazendo-o mudar o nome para "Clube dos Nove", tendo como sócio pela primeira vez um africano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.