O Mundo É uma Bola

O Mundo É uma Bola - Luís Curro
Luís Curro
Descrição de chapéu Futebol Internacional LGBTQIA+

'Chega de hipocrisia, Barça!'

Torcida organizada se revolta com orientações do Barcelona a quem fosse à Arábia Saudita prestigiar o time em Supercopa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Chega de hipocrisia, Barça!"

Dessa forma um já tradicional grupo organizado de torcedores do Barcelona, Penya Almogàvers, que existe desde 1989, referiu-se à direção do clube catalão em postagem no X (antigo Twitter) nesta semana.

O motivo: o Barcelona, promotor e respaldador de iniciativas pelos direitos humanos, agiu de forma contraditória ao dar orientações, em tom preventivo, a torcedores que viajassem à Arábia Saudita para acompanhar a equipe na Supercopa da Espanha.

"Ao mesmo tempo em que apoia os direitos humanos, passa recomendações para a Supercopa na Arábia Saudita, país onde os direitos humanos não são respeitados", disse o Penya Almogàvers em sua mensagem.

"Onde estão os valores do clube, Joan Laporta? Boicote a Supercopa", acrescentou a torcida organizada, que tem como um de seus lemas acreditar "na igualdade entre as pessoas, independentemente de raça, gênero ou origem".

Laporta é o presidente do Barcelona desde 2021 –também comandou a agremiação catalã de 2003 a 2010.

O recado do Barcelona acerca da Arábia Saudita, publicado em seu site, foi endereçado de forma geral e também específica, com menção ao público LGBTQIA+.

"Aconselhamos as pessoas a terem respeito e cautela quando se trata de demonstrações públicas de afeto. O comportamento indecente, incluindo qualquer ação de natureza sexual, pode levar a graves consequências legais para os estrangeiros."

"As relações entre pessoas do mesmo sexo podem estar sujeitas a penas severas, bem como demonstrações abertas de apoio às causas LGBTI, mesmo nas redes sociais."

No país do Oriente Médio, que abriga a Supercopa da Espanha pela quarta vez (a primeira foi em 2020), as relações entre pessoas do mesmo sexo são ilegais e sujeitas a punições.

Além da forte crítica registrada pelo Penya Almogàvers, o discurso do Barcelona foi recebido com maus olhos pela ONG (organização não governamental) Human Rights Watch, defensora dos direitos humanos em todo o mundo.

Para a HRW, nas palavras da americana Minky Worden, sua diretora de Iniciativas Globais, o contexto reforça que "atualmente não existe nenhuma estrutura de direitos humanos para torcedores, jogadores, jornalistas ou qualquer outra pessoa que viaje à Arábia Saudita para um evento esportivo".

A Supercopa da Espanha é uma das estratégias que o riquíssimo país, produtor e exportador de petróleo, faz uso para aparecer globalmente na área esportiva –outra é a contratação por seus clubes de grandes nomes do futebol, como Cristiano Ronaldo (Portugal), Neymar (Brasil) e Benzema (França).

A Arábia Saudita sediará a Copa do Mundo de 2034. A próxima, em 2026, será nos EUA, no México e no Canadá, e a de 2030, na Espanha, em Portugal e no Marrocos, além de ter um jogo na Argentina, um no Uruguai e um no Paraguai.

Lewandowski, que usa a camisa 9 e está ajoelhado, e Koundé, que está de pé usa a camisa 23, comemoram em Riad, na Arábia Saudita, diante da torcida no estádio Rei Saud, gol do Barcelona contra o Osasuna em semifinal da Supercopa da Espanha
Lewandowski (9) e Koundé comemoram em Riad (Arábia Saudita), diante da torcida no estádio Rei Saud, gol do Barcelona contra o Osasuna em semifinal da Supercopa da Espanha - Giusepp Cacace - 11.jan.2024/AFP

A decisão da Supercopa acontece neste domingo (14), em Riad, com o superclássico Barcelona x Real Madrid, no estádio Rei Saud.

Nas semifinais, o Real passou pelo rival madrilenho Atlético (5 a 3) e o Barcelona derrotou o Osasuna (2 a 0). Na edição de 2023, cuja decisão teve os mesmos finalistas desta, deu Barça: 3 a 1.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.