Ora Pois

Um olhar brasileiro sobre Portugal

Descrição de chapéu Portugal

Gilberto Gil recebe título de doutor honoris causa em Portugal

Artista brasileiro foi homenageado pela Universidade Nova de Lisboa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisboa

O cantor e compositor Gilberto Gil, 81, recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Nova de Lisboa na tarde desta terça-feira (31).

"Pela arte, Gilberto Gil representa para nós os valores da energia criativa, da alegria sã, da harmonia cósmica e da compreensão profunda da humanidade. Pela cidadania, ele representa os valores da liberdade, da diversidade, da igualdade e da democracia. Valores certamente essenciais na sociedade hoje, com todos os desafios que ela enfrenta", enumerou o reitor da instituição, João Sàágua.

O cantor e compositor Gilberto Gil recebeu título de doutor honoris causa pela Universidade Nova de Lisboa. Ele, que é negro, aparece na foto no pódio, enquanto discursa. Ele traja a capa preta dos doutores e tem uma fita verde no pescoço. Gil está em frente às bandeiras do Brasil, de Portugal e da União Europeia
O cantor e compositor Gilberto Gil recebeu título de doutor honoris causa pela Universidade Nova de Lisboa - Reprodução/Youtube

O acadêmico exaltou ainda a trajetória do artista. "Gilberto Gil: cantor, compositor, escritor, antigo ministro da Cultura do Brasil e membro da Academia Brasileira de Letras."

Em seu discurso de aceitação da homenagem, Gil teceu elogios à universidade e a Portugal.

"Recebo esta honraria como um gesto de amor, encharcado de carinho", disse o cantor, destacando que a instituição de ensino tem "a missão de estreitar os laços espirituais entre nossos povos irmãos e nossas culturas contíguas [de Portugal e Brasil]".

Em Portugal, com apresentações em Lisboa e no Porto, Gilberto Gil finaliza uma turnê que começou nos Emirados Árabes Unidos e passou por diversas cidades europeias, incluindo Paris e Londres.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.