Que imposto é esse

Reforma tributária para leigos e especialistas; com apoio de Samambaia.org

Que imposto é esse - Eduardo Cucolo
Eduardo Cucolo
Descrição de chapéu Folhajus

Brasil editou quase 1.000 normas por dia em 35 anos de Constituição

Segundo IBPT, Carta foi alterada 129 vezes, 18 delas foram mudanças tributárias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Praticamente uma em cada quatro normas federais editadas desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 teve como tema a área tributária.

Os dados fazem parte do estudo "Quantidade de Normas Editadas no Brasil: 35 anos da Constituição Federal de 1988", feito pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação). Em média, foram editadas cerca de 21,34 normas federais por dia útil no período, sendo 4,81 na área tributária.

São 129 emendas constitucionais nestes 35 anos. Destas, 18 tratam de tributação, o que representa praticamente uma a cada dois anos.

Atualmente, está em discussão no Congresso a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 45/2019, que altera a tributação do consumo.

Considerando também estados e municípios, de 5 de outubro de 1988 a 30 de setembro de 2023, foram editadas 7,48 milhões de normas —845 por dia útil. Quando a Constituição Federal completou 35 anos, 13% delas estavam em vigor.

Na área tributária, o "índice de sobrevivência" é de 7%: 34.266 normas em vigor de um total de 492.521 editadas (9% no nível federal, 33% no estadual e 58% no municipal).

Algumas delas criaram impostos e contribuições extintos (CPMF) ou que ainda estão em vigor, como a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) e a Cofins, um dos alvos da Reforma Tributária do governo federal.

No período de um ano até setembro de 2023, foram 352 mil normas editadas, sendo 26 mil na área tributária. O ano de 2022 foi aquele com maior número de leis complementares e ordinárias na esfera federal. De de outubro de 2021 a setembro de 2022 houve a maior quantidade de medidas provisórias (67).

"Temos um excesso de normas. O sistema tributário permite que muitas autoridades e órgãos, tanto arrecadadores como não arrecadadores, editem normas. Isso cria muitos problemas para quem mexe com a questão legal", afirma João Eloi Olenike, presidente executivo do IBPT.

"É muito complicado para a pessoa acompanhar tudo. Isso cria também muito custo de burocracia tributária."

Segundo o IBPT, como muitas empresas não realizam negócios em todos os estados e municípios brasileiros, a estimativa de normas que cada uma deve seguir é de 5.140. Isto corresponde a 6,6 quilômetros de normas, se impressas em papel formato A4 e letra tipo Arial 12.

"Em decorrência dessa quantidade, as empresas gastam cerca de R$ 228 bilhões por ano para manter pessoal, sistemas e equipamentos no acompanhamento das modificações da legislação", diz o IBPT.

O estudo tem como autores os advogados tributaristas Gilberto Luiz do Amaral, João Eloi Olenike, Letícia Mary Fernandes do Amaral, Cristiano Lisboa Yazbek e Fernando Steinbruch, todos do IBPT.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.