Que imposto é esse

Reforma tributária para leigos e especialistas; com apoio de Samambaia.org

Que imposto é esse - Eduardo Cucolo
Eduardo Cucolo

Carf paralisa sessões devido a greve de auditores fiscais

Presidente da Unafisco diz que movimento impacta arrecadação do governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As sessões de julgamento do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) estão suspensas devido ao movimento grevista dos auditores fiscais iniciado na segunda-feira (20). O órgão publicou portaria em que suspende as sessões desta terça (21).

"A medida se deve à falta de quórum regimental para instalação e deliberação do colegiado, motivada pela adesão de conselheiros representantes da Fazenda Nacional ao movimento grevista da categoria funcional", diz o Carf em nota.

De acordo com o presidente da Unafisco, Mauro Silva, o governo não está cumprindo um acordo firmado em 2016, último ano da gestão Dilma Rousseff, que garante à categoria o pagamento do bônus de eficiência e produtividade.

"Sem esse cumprimento, os auditores permanecerão em greve, impactando qualquer plano da Receita Federal para aumentar a arrecadação e atingir a meta de déficit zero", afirma Silva, citando a expectativa do governo de aumentar a arrecadação com o retorno de voto de qualidade por um representantes da União.

De acordo com o Sindifisco Nacional, além da retirada dos entraves ao pagamento do bônus de eficiência, a reivindicação inclui o cumprimento integral do Plano de Aplicação do Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização (Fundaf) para o ano de 2024, aprovado pela Portaria MF 727/2023.

Fachada externa do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) - André Corrêa/Senado Federal

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.