Saúde Mental

Informação para superar transtornos e dicas para o bem-estar da mente

Saúde Mental - Sílvia Haidar
Sílvia Haidar
Descrição de chapéu Mente Todas ansiedade

É possível desmaiar em crise de ansiedade, como mostrou o BBB? Psiquiatra responde

Em situações de estresse intenso, a liberação de substâncias neuroquímicas pode levar a uma diminuição temporária na pressão arterial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na noite de sábado (13), a participante do BBB24 Alane, 24, desmaiou enquanto tinha uma conversa tensa com Nizam, 32. Ela foi atendida por uma equipe médica, ficou bem, e pôde voltar para o programa.

O apresentador Tadeu Schmidt, ao abrir a edição daquela noite, disse: "Alane estava conversando com Nizam, contando da treta do Nizam com a Vanessa Lopes, e ela ficou muito nervosa e desmaiou".

A própria Alane, ao voltar para a casa, disse a outros participantes que desmaiou porque teve uma crise de ansiedade.

Durante uma crise ansiosa ou de pânico, os sintomas mais comuns são falta de ar, tremores, sensações de frio ou calor e pensamentos acelerados e confusos.

Em algumas pessoas, a tensão pode ser tão grande que causa o desmaio, segundo a psiquiatra Jessica Martani.

Alane desmaia nos braços de Nizam
Alane desmaia durante conversa com Nizam na noite de sábado, no BBB24 - Reprodução/Globo

"Isso acontece porque em situações de estresse intenso ocorre a liberação de diversas substâncias neuroquímicas, uma delas é adrenalina. Hoje sabemos que grandes quantidades de adrenalina podem levar a uma diminuição temporária na pressão arterial, o que pode ocasionar episódios de desmaios conhecidos como síncope vasovagal", explica a médica.

A síncope vasovagal ocorre quando há uma reação inadequada do nervo vago, que faz parte do sistema nervoso parassimpático e controla funções involuntárias do corpo, como a pressão arterial e os batimentos cardíacos. A frequência cardíaca e a pressão arterial diminuem, o sangue demora mais para chegar ao cérebro e surgem sintomas como fraqueza, transpiração, palidez, náusea, tontura, visão turva, dor de cabeça e palpitações.

A psiquiatra ressalta que condições ambientais extremas, como calor intenso, podem contribuir para desidratação e uma queda da pressão arterial adicional, agravando o caso.

Como evitar uma reação vasovagal?

Por ser uma reação autonômica do corpo, muitas vezes é difícil evitar o desmaio durante a crise de ansiedade, afirma a médica.

Mas tentar desviar o foco do gatilho estressor, interromper a discussão e mudar de ambiente, praticar técnicas de respiração e de relaxamento para se acalmar no momento e, em algumas situações de queda de pressão, deitar de modo que as pernas fiquem mais elevadas do que a cabeça, são formas de evitar um desmaio.

Martani observa que cada caso deve ser avaliado e tratado por um ou até mais médicos de diferentes especialidades, como psiquiatras e cardiologistas.

Siga o blog Saúde Mental no Twitter, no Instagram e no Facebook.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.