Sons da Perifa

Sons da Perifa - Jairo Malta
Jairo Malta

Teatro negro celebra 78º aniversário com homenagem à Abdias do Nascimento

Evento acontece no Aparelha Luzia, em São Paulo, e conta com Erica Malunguinho e Jessé Oliveira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em comemoração ao 78° aniversário de fundação do Teatro Experimental do Negro (Ten), o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) realiza nesta quinta (13/10), às 18h30, na Aparelha Luzia, centro cultural que fica no Campos Elíseos, região central de São Paulo, o lançamento de dois livros que resgatam a memória do protagonismo negro nas artes cênicas: "Sortilégio", de Abdias do Nascimento, e "Abdias do Nascimento, a Luta na Política", de Elisa Larkin Nascimento, ambos lançados pela editora Perspectiva.

O encontro é marcado por reunir intelectualidades negras —como escritores, políticos, autoridades religiosas, ativistas e artistas comprometidos com a pauta racial. Entre os confirmados estão a ex-deputada estadual Erica Malunguinho (Psol) e o diretor de teatro Jessé Oliveira.

A programação trará a leitura dramática de trechos de "Sortilégio" e de textos da atuação política de Nascimento, morto em 2011 e que foi senador no fim dos anos 1990 pelo PDT, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O baiano Ângelo Flávio Zuhalê, que está a frente do evento, conta que a noite será uma celebração do legado do Teatro Experimental Negro, que foi fonte de inspiração para uma geração de atores.

"O público entrará em contato com as personagens icônicas do clássico do Teatro Negro Brasileiro, 'Sortilégio', performadas por artistas negros de São Paulo", conta Zuhalê, que também é diretor teatral e fundador da Cia. Teatral Abdias Nascimento, em 2002, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), primeira companhia de teatro negro em território acadêmico do Brasil.

0
A ex-deputada estadual Erica Malunguinho no Centro Cultural São Paulo. - Karime Xavier/Folhapress

Fundado no Rio de Janeiro em 13 de outubro de 1944, o Ten ultrapassou os palcos e promoveu cursos de alfabetização e cidadania, fundou o jornal Quilombo, hoje uma referência histórica da mídia negra, criou o Museu de Arte Negra, cujo acervo, guardado pelo Ipeafro, está em exposição na mostra Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra, no Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais, até 2024.

Levando adiante o legado de Nascimento e das organizações criadas por ele, o Ipeafro escolheu a Aparelha Luzia, fundada em 2016 por Malunguinho, por conta das frequentes ameaças à população negra e à comunidade LGBTQIA+. O livro "Abdias do Nascimento, a Luta na Política", conta com um texto da deputada Malunguinho, que estará ao lado da autora na sessão de autógrafos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.