Sons da Perifa

Sons da Perifa - Jairo Malta
Jairo Malta

Aláfia mistura funk e ritmos africanos em seu novo álbum 'Além do Lá'

O grupo fará duas apresentações ao vivo no Sesc Pompeia, em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A banda Aláfia celebra 10 anos do lançamento do primeiro disco com o mais um álbum de inéditas intitulado "Além do Lá". O disco, que será apresentado ao vivo nos dias 20 e 21 de abril no Sesc Pompeia em São Paulo, é uma malha fina de sons, ritmos e culturas.

Grupo Aláfia se apresenta no Sesc Pompéia, em São Paulo
Grupo Aláfia se apresenta no Sesc Pompéia, em São Paulo - Renato Nascimento

O líder e vocalista da banda, Eduardo Brechó, diz que uma das inspirações do grupo para compor o ábum foi a literatura de Ifá, uma cultura de origem na Nigéria. Ele comenta que sua relação com a tradição estudada por ele descende diretamente da relação de seu pai de santo com Orunmilá, e que sua devoção à sabedoria de Orunmilá está presente em seu cotidiano.

"Além do Lá" une ritmos afros como funk, afrobeat, jazz, hip hop e música de terreiro, e celebra a diversidade cultural do Brasil. A obra conta com a participação de artistas mais experientes, como Mateus Aleluia, Vovó Cici de Oxalá, Mãe Neide Ribeiro, Salloma Salomão e Babá Ifatide Ifamoroti. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, autorizou a inclusão do seu discurso de posse na faixa-título.

Os versos das músicas do álbum naturalmente evocam a ancestralidade africana. Na música "Tabu", por exemplo, a estrofe "nós sabemos, babe, que não se acabou, mas Orunmilá falou: por enquanto é tabu. Nosso Orí aceita esse nosso amor, mas Babá Ifá falou: por enquanto é tabu" traz à tona a inteligência imemorial da tradição estudada por Brechó.

Vale lembrar que a banda Aláfia, além de Eduardo Brechó, é formada por outros nove músicos: Jairo Pereira, Estela Paixão, Eloiza Paixão, Damião, Vinicius Chagas, Alysson Bruno, Pedro Bandera, Filipe Gomes e Fábio Leandro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.