Sons da Perifa

Sons da Perifa - Jairo Malta
Jairo Malta

Série sobre carimbó usa o ritmo paraense como ferramenta pedagógica

'Vivências do Carimbó' busca incentivar o diálogo entre os saberes populares e a academia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A música é uma ferramenta poderosa para enriquecer o aprendizado dos alunos, e o carimbó é uma expressão cultural única da região amazônica que pode ser utilizada em sala de aula. Com essa ideia em mente, foi criada a websérie documental "Vivências do Carimbó", que busca valorizar e promover esse ritmo e incentivar o diálogo entre saberes populares e acadêmicos.

Cartaz da série 'Vivências do carimbó'
Cartaz da série 'Vivências do carimbó' - Divulgação

Lançado no YouTube em 24 de abril, o projeto contou com a participação de mestres de carimbó, professores da rede pública de ensino e outras pessoas envolvidas com a cultura do carimbó paraense, visando promover o diálogo entre as áreas da educação, cultura e salvaguarda do ritmo. A obra é composta por três episódios que foram gravados em Icoaraci, Soure e Região Metropolitana de Belém.

O carimbó é considerado patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 2014. O ritmo está presente em pelo menos 100 municípios paraenses e traz ensinamentos de populações tradicionais quilombolas, ribeirinhas e indígenas. As letras das músicas revelam saberes de uma realidade socioambiental e cultural que preza pela valorização de culturas ancestrais, respeito e conservação da natureza.

A websérie destaca a utilização do carimbó como ferramenta pedagógica para atrair a atenção dos alunos para a cultura de sua região. Além disso, a produção da série promoveu uma maior interação entre a vivência da comunidade acadêmica e os mestres de cultura e grupos de carimbó. A iniciativa é um importante passo para a valorização e preservação da cultura do carimbó, além de promover a disseminação do ritmo como uma ferramenta educativa de grande potencial.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.