Dois astronautas sauditas viajam rumo à Estação Espacial Internacional

Com foguete da SpaceX, missão privada da Axiom Space decolou neste domingo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gregg Newton e Lucie Aubourg
Cabo Canaveral (EUA) | AFP

Uma missão privada organizada pela empresa Axiom Space decolou, neste domingo (21), rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), com os dois primeiros astronautas da Arábia Saudita, um homem e uma mulher, a viajar para o laboratório orbital da Nasa.

Rayyanah Barnawi e Ali Al Qarni decolaram a bordo de um foguete Falcon 9, da SpaceX às 18h37, horário de Brasília, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Também estão a bordo Peggy Whitson, ex-astronauta da Nasa, que já visitou a ISS em três ocasiões, no comando da missão, e o empresário americano John Shoffner, o piloto.

"Obrigado por depositar sua confiança na equipe da Falcon 9", disse à tripulação o engenheiro de motores da SpaceX, Bill Gerstenmaier, minutos após o lançamento. "Façam uma ótima viagem na Dragon", acrescentou, referindo-se à nave espacial.

O foguete SpaceX Falcon 9 com a espaçonave Crew Dragon decola da plataforma 39A no Kennedy Space Center - Getty Images via AFP

Os quatro vão passar dez dias a bordo da ISS, aonde devem chegar às 10h30 de segunda (22), horário de Brasília.

"Serei a primeira mulher astronauta saudita, e representar a região é um grande prazer e uma honra, que me deixa muito feliz", disse Barnawi, cientista que pesquisa células-tronco, durante entrevista coletiva nesta semana.

Ela afirmou que pretende se dirigir às crianças quando estiver a bordo da estação orbital. "Poder ver seus rostos quando veem astronautas de sua própria região pela primeira vez é muito emocionante."

Al Qarni, por sua vez, é piloto de combate. "Sempre fui apaixonado por explorar o desconhecido e admirar o céu e as estrelas", afirmou. "Esta é, portanto, uma oportunidade maravilhosa para seguir com esta paixão, desta vez para voar entre as estrelas".

Essa não é a primeira incursão do país ao espaço. Em 1985, o príncipe saudita Sultan bin Salmane participou de uma missão americana. Mas esta nova viagem espacial faz parte da estratégia para melhorar a imagem ultraconsevadora deste reino do Golfo Pérsico, onde até alguns anos atrás as mulheres não podiam sequer dirigir.

A Arábia Saudita criou a Autoridade Espacial Saudita em 2018 e lançou um programa para enviar astronautas no ano passado.

Integrantes da missão na chegada ao Centro Espacial Kennedy: Rayyanah Barnawi, da Arábia Saudita; a comandante e ex-astronauta da Nasa Peggy Whitson, dos EUA; o piloto John Shoffner, dos EUA; e o especialista da missão Ali Alqarni, da Arábia Saudita - Gregg Newton/AFP

EXPERIMENTOS E ESTAÇÕES PRIVADAS

Espera-se que, durante sua estada, os quatro tripulantes realizem cerca de 20 experimentos. Um deles é estudar o comportamento das células-tronco na gravidade zero.

Eles se juntarão aos outros sete tripulantes a bordo da ISS.

A missão, nomeada Ax-2, é a segunda de uma associação entre a agência espacial americana e a Axiom Space, que oferece as viagens extraordinárias ao custo de milhões de dólares.

Em abril de 2022, a primeira missão, Ax-1, levou três empresários e um ex-astronauta, Michael López-Alegría, à Estação Espacial Internacional, onde permaneceram por 15 dias.

Para a Axiom Space, essas missões são um primeiro passo rumo a um objetivo mais ambicioso: a construção de sua própria estação espacial, cujo primeiro módulo será lançado no fim de 2025.

A estrutura ficará inicialmente ligada à ISS, antes de se separar dela para ser independente.

A Nasa prevê aposentar a ISS até 2030 e enviar seus astronautas para estações privadas, que também receberão seus próprios clientes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.