Descrição de chapéu A Culpa é da Ciência

Como antibióticos revolucionaram o tratamento de infecções

Primeiro vídeo da série A Culpa é da Ciência mostra por que humanos deixaram de correr riscos mortais após a descoberta desses medicamentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Carlos (SP)

O primeiro vídeo da série A Culpa é da Ciência, produzida por uma parceria entre a Folha e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, mostra como os antibióticos revolucionaram a maneira pela qual os seres humanos enfrentam infecções causadas por bactérias.

Graças ao desenvolvimento desses medicamentos a partir do começo do século 20, a nossa espécie deixou de correr riscos mortais com situações tão simples quanto uma dor de ouvido ou um corte profundo na pele, além de sobreviver com relativa facilidade a procedimentos cirúrgicos.

A história do desenvolvimento dos antibióticos envolveu alguma dose de sorte, como na descoberta da penicilina, produzida por um bolor que destruiu acidentalmente uma cultura de bactérias em laboratório. A descoberta de novos compostos capazes de matar bactérias sem grandes efeitos colaterais decolou de vez com o estudo da competição entre micro-organismos no solo e em outros ambientes.

Série A Culpa é da Ciência

Episódios são publicados neste mês de março

  1. Dia 13: Como antibióticos revolucionaram o tratamento de infecções

  2. Dia 20: Como cientistas descobriram as células-tronco, que podem revolucionar a medicina

  3. Dia 27: Como cientistas descobriram técnicas de edição do genoma

A revolução trazida por esses medicamentos, porém, tem um lado mais preocupante. Seu uso indiscriminado e incorreto estimulou o surgimento da resistência bacteriana a antibióticos, um problema cada vez mais sério em contextos hospitalares e que vai exigir conscientização da população e criatividade dos cientistas para ser vencido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.