Descrição de chapéu África

Parte superior de grande estátua de Ramsés 2º é desenterrada no Egito

Parte inferior foi desenterrada décadas atrás; os dois blocos juntos deveriam atingir cerca de 7 metros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sameh Elkhatib
Cairo (Egito) | Reuters

Uma missão arqueológica conjunta egípcio-americana descobriu a parte superior de uma enorme estátua do rei Ramsés 2º durante escavações ao sul da cidade egípcia de Minya, disse o ministério do turismo e antiguidades do Egito na segunda-feira (4).

O bloco de calcário tem cerca de 3,8 metros de altura e retrata um Ramsés sentado usando uma coroa dupla e um adorno de cabeça com uma cobra real no topo, disse Bassem Jihad, chefe da equipe egípcia da missão, em comunicado.

Parte superior de estátua no meio do deserto
Parte da estátua de Ramsés 2º desenterrada por uma missão arqueológica egípcio-americana em El Ashmunein, ao sul da cidade egípcia de Minya, no Egito - The Egyptian Ministry of Antiquities/Reuters

A parte superior da coluna traseira da estátua mostra escritas hieroglíficas que glorificam o rei, um dos faraós mais poderosos do antigo Egito, disse ele.

Também conhecido como Ramsés, o Grande, ele foi o terceiro faraó da décima nona dinastia do Egito e governou de 1.279 a 1.213 a.C.

O tamanho da estátua, quando combinado com sua parte inferior, que foi desenterrada décadas atrás, atingiria cerca de 7 metros.

A cidade de El Ashmunein, na margem oeste do Rio Nilo, era conhecida no antigo Egito como Khemnu e na era greco-romana era a capital regional de Hermópolis Magna.

Estudos confirmaram que a parte superior da estátua corresponde à seção inferior descoberta pelo arqueólogo alemão Gunther Roeder em 1930, disse Mustafa Waziri, chefe do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

A missão começou a limpar e preparar o bloco antes de modelar como a estátua ficaria quando as duas seções forem combinadas, disse Waziri.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.