Descrição de chapéu Energia Limpa Estados Unidos

EUA e Japão anunciam parceria para acelerar fusão nuclear

Ideia é se concentrar nos desafios científicos e técnicos e expandir cooperações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jarrett Renshaw Timothy Gardner
Washington | Reuters

Estados Unidos e Japão anunciaram nesta quarta-feira (10) uma parceria para acelerar o desenvolvimento e comercialização da fusão nuclear.

A parceria foi revelada com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, em Washington para uma cúpula com o presidente norte-americano, Joe Biden.

O vice-secretário de Energia dos EUA, David Turk, e o ministro de Educação, Esportes, Ciência e Tecnologia, Masahito Moriyama, reuniram-se em Washington nesta terça-feira (9) para discutir fusão.

Área do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, Estados Unidos; cientistas obtiveram ganho líquido de energia em um experimento de fusão - Laboratório Nacional Lawrence Livermore /AFP

A parceria se concentrará nos desafios científicos e técnicos do fornecimento de fusão comercial e expandirá cooperações entre universidade, laboratórios nacionais e empresas privadas de EUA e Japão, disse o Departamento de Energia norte-americano.

Cientistas, governos e empresas tentam há décadas usar a fusão, a reação nuclear que alimenta o Sol, para fornecer eletricidade sem carbono. Ela pode ser replicada na Terra com calor e pressão usando lasers ou ímãs para fundir dois átomos leves em um mais denso, liberando grandes quantidades de energia.

Ao contrário de usinas que funcionam com fissão, ou divisão de átomos, usinas comerciais de fusão, se um dia elas forem construídas, produziriam poucos resíduos radioativos de longa duração.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.