Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva
Descrição de chapéu

A ficção dos presidentes

Depois do best-seller de Bill Clinton e James Patterson, que tal um livro de Lula e Paulo Coelho?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente americano Bill Clinton durante entrevista, concedida em Nova York, sobre o livro que escreveu em parceria com James Patterson
O ex-presidente americano Bill Clinton durante entrevista, concedida em Nova York, sobre o livro que escreveu em parceria com James Patterson - Bebeto Matthews/Associated Press

O carimbo “confidencial” em letras vermelhas impressionou o porteiro, que veio correndo me entregar em mãos o envelope. Com a recente revelação de documentos secretos da CIA sobre os horrores da ditadura militar brasileira, nunca se sabe. Mas era apenas um livro, com título típico de best-seller: “O Dia em que o Presidente Desapareceu”. Mais um thriller de espionagem, pensei, cuja trama mistura cyberterrorismo e um perigoso traidor dentro da Casa Branca, a qual aparece iluminada na capa.

Mas, ao notar a assinatura dos autores, tomei um susto: Bill Clinton e James Patterson. Quando o escritor que mais fatura no mercado editorial —com 375 milhões de exemplares vendidos— se alia ao ex-presidente dos Estados Unidos, o homem das saliências no Salão Oval, aí, sim, estamos falando de um verdadeiro arrasa-quarteirão. Com lançamento mundial na segunda (4), o livro, entre nós editado pela Record, já ocupa o topo de todas as listas.

O material é dinamite. Logo nas primeiras páginas, o narrador afirma: “A brutalidade na luta pelo poder é mais antiga que a Bíblia, mas alguns dos meus adversários de fato me odeiam com todas as forças. Eles não querem só me tirar do cargo. Não vão ficar satisfeitos se eu não for condenado e arrastado para a prisão, esquartejado e apagado dos livros de história”. 

O palpite é que no Brasil já vivemos essa situação, mas ainda não temos o nosso livro. Que tal juntar Paulo Coelho a Lula, que, segundo sua assessoria, nos últimos tempos tem se revelado um leitor voraz? Se eu fosse eles, evitaria as memórias de cárcere ou a evocação de magia negra com sapos e jararacas e seguiria a linha das profecias insólitas para as próximas eleições. 

Se der certo, podemos aguardar novas duplas: Collor e Marcelo Mirisola, FHC e Augusto Cury, Dilma e Zíbia Gasparetto (edição psicografada). Com Sarney e Temer, nem pensar. É encalhe certo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.