Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

O arrocho de Paulo Guedes

Fim da correção do valor mínimo do salário e da aposentadoria é só o trailer do empobrecimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Considerado o principal tema de debate e fator decisivo para a escolha do voto no início da campanha, a situação econômica do país foi perdendo espaço para a guerra digital e a guerra santa — duas imposições do bolsonarismo com as quais a frente democrática em torno de Lula teve de lidar nem sempre com bons resultados.

Depois de passar oito anos no poder e nada ter feito para prejudicar a fé dos brasileiros — ao contrário, pastores que hoje o demonizam aliaram-se aos governos petistas —, Lula viu-se obrigado a se defender de duas das maiores mentiras da temporada: não irá fechar igrejas, tampouco implantar banheiros
unissex nas escolas
.

Dupla dinâmica do fanatismo e do fascismo teocrático, Michelle Bolsonaro e Damares Alves devem ter rido da carta aos evangélicos num intervalo da pregação pró-Bolsonaro nos templos — o que é proibido pelo TSE, mas quem se importa com um crime a mais quando está em curso o maior golpe eleitoral da história recente do Brasil? Só com denúncias de ameaça, assédio e coação a empregados, o número de ocorrências em 2022 equivale a mais de cinco vezes o total de 2018. Desnecessário dizer que o preferido dos patrões é o capitão.

O resultado da "decolagem" de Paulo Guedes, ao beneficiar os ricos e desamparar os pobres, é que o país tem 64 milhões de pessoas endividadas. As que recebem o Auxílio Brasil vão se enforcar ainda mais fazendo empréstimos consignados na Caixa Econômica.

Além da exploração religiosa, da desinformação e da violência política ao modo de Roberto Jefferson, a compra de votos é outra jogada suja de Bolsonaro, que despejou R$ 21 bilhões na mão de eleitores. Não se engane: a gasolina já voltou a subir. O plano de propor o fim da correção do valor mínimo do salário e dos benefícios previdenciários é só o trailer de um possível segundo mandato. Guedes nega o arrocho, mas você pode apostar que ele está mentindo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.