Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Sérgio Cabral enfim verá o sol nascer redondo

De frente ao mar, ex-governador poderá curtir seu legado de corrupção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No Rio toda criança em idade escolar —mesmo que no momento não esteja estudando por falta de vagas no ensino público— já decorou a lição extracurricular de história recente: nos últimos seis anos, seis governadores ou ex-governadores foram presos ou afastados do mandato. Eles ficam um tempo (que pode ser curto ou longo) atrás das grades, recorrem das condenações e respondem a elas em liberdade. Enquanto isso, o esquema de corrupção que os levou ao cárcere segue em moto-contínuo.

Último dos moicanos ainda vivendo em regime fechado em decorrência das apurações da Lava Jato, Sérgio Cabral conseguiu a revogação da prisão preventiva por 3 votos a 2 no STF —o voto de desempate foi dado pelo ministro Gilmar Mendes ressaltando que a decisão não significa absolvição.

O ex-governador Sérgio Cabral em entrevista à Folha no Complexo Penitenciário de Gericinó - Tércio Teixeira - 2.ago.2021 / Folhapress

Condenado a 436 anos e depois de passar mais de 2.200 dias na cadeia, ele vai morar num apart-hotel com vista para o mar, entre Copacabana e o Arpoador. Longe dali, na zona norte, ergue-se um monumento à corrupção legado por Cabral à cidade: o horroroso novo Maracanã, construído para a Copa de 2014 ao preço superfaturado de 1,2 bilhão, sem contar as propinas. O ex-governador costumava cobrar 5% do valor de cada contrato, percentual que ficou conhecido como "taxa de oxigênio".

Homem disposto a tudo para enriquecer, a ascensão de Sérgio Cabral é um retrato da prática política no Brasil: ganância, estupidez e soberba mescladas a uma enorme vaidade e à certeza de ficar impune no futuro. Sua primeira eleição a governador em 2006 —quando suas relações indecentes eram sabidas até pelos postes da rua da Mercado— se revestiu de uma rede impensável de cumplicidade com a velha máquina do MDB fluminense ao lado de tucanos, petistas, brizolistas, comunistas, evangélicos e setores da imprensa.

Um movimento orquestrado que em tudo lembra o apoio eleitoral a Cláudio Castro, atual governador ainda em liberdade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.