Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Um pé no trabalho, outro na malandragem

Livro narra como os bambas do Estácio inventaram o samba moderno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Surgido em meados dos anos 1920, o samba batucado do Estácio formatou o gênero valendo-se da enorme difusão e integração nacional que o rádio passou a possibilitar na década seguinte. Com melodias de notas longas, de saltos súbitos para o agudo, de pulsação rítmica mais ampla e sincopada que o samba de roda da Bahia, era uma mistura fina, com elementos musicais de origens africanas e europeias.

1. O bamba Ismael Silva: do golpe da chapinha ao clássico "Se você jurar"
O bamba Ismael Silva: do golpe da chapinha ao clássico "Se você jurar" - Reprodução

Biógrafo de Noel Rosa e Orestes Barbosa, Carlos Didier acaba de lançar o livro "Negra Semente, Fina Flor da Malandragem: O Samba Batucado do Estácio de Sá". Nele conta-se que a novidade nasceu pela fusão com canções de serenata e marchas de rancho e pela penetração dos pontos de macumba entoados ao som de palmas e atabaques. Uma espécie de irmão mais novo das polquinhas e maxixes, dos tanguinhos e lundus, mas que, à diferença deles, permaneceu e deu filhotes.

Seus criadores se reuniam em dois cafés – o Apollo e o do Compadre – e adotavam um modelo de vida fronteiriço. Um pé no trabalho, outro na malandragem. Ismael Silva aplicava o golpe da chapinha, mas deu duro como faz-tudo num escritório de advocacia; Alcebiades Barcellos, o Bide, autor do seminal "A Malandragem", defendia-se como sapateiro; Nilton Bastos, parceiro de Ismael no clássico "Se Você Jurar", batia um bolão nos times de futebol amador.

Também pintor primitivo, Heitor dos Prazeres integrou a turma de compositores do Estácio
Também pintor primitivo, Heitor dos Prazeres integrou a turma de compositores do Estácio - Reprodução

Perigoso mesmo era Sylvio Fernandes, o Brancura, de reluzente pele preta. Explorador de mulheres (na gíria, chamadas de "minas") na zona do Mangue e colecionador de façanhas, Brancura só pôde ouvir a gravação de "Samba de Verdade", seu grande sucesso de 1928, com perto de 20 mil discos vendidos, depois de sair da colônia penal da Ilha Grande.

O livro engrandece a trajetória de Heitor dos Prazeres ao revelar que é dele o primeiro samba batucado a chegar ao disco, "Ora Vejam Só", em 1926, dois anos antes de Francisco Alves gravar "Me Faz Carinhos", de Ismael Silva.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.