Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Um Congresso 'despudorado' e 'traficante'

Tentativa de soltar Brazão foi ensaio para anistiar Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"O Congresso Nacional é a fonte de corrupção do regime, é a massa plástica de todas as imoralidades que deprimem e aviltam a nacionalidade (...) É assim o Congresso Nacional, uma cidadela de negocistas repelentes, a sangrar o erário debilitado (...) É esse reduto de desfibrados o gerador das discórdias políticas que dividem a família brasileira (...) Para que serve esse Congresso despudorado, traficante, desacreditado perante a opinião pública?"

Calma no Brasil. Apesar da contemporaneidade e da virulência do ataque (que, de certa maneira, lembra as mídias sociais), o texto acima data de 1927. É um trecho do editorial do periódico A Manhã, no qual se reconhece o estilo de Mario Rodrigues, o jornalista panfletário que, entre outras mil coisas, foi o pai de Nelson Rodrigues e Mario Filho.

Corte para 2024, quase 100 após a diatribe de Mario Rodrigues. O Congresso não vai lá muito bem das pernas. Segundo recente Datafolha, ele é avaliado como ótimo ou bom por apenas 22% dos entrevistados; 53% o veem como regular e 23% o desaprovam. Mesmo assim, parte da Câmara se mobilizou para soltar Chiquinho Brazão, ligado a milícias e apontado como mandante do assassinato de Marielle Franco.

O lobby reviveu uma figura transportada das trevas: Eduardo Cunha. Quase deu certo. Além dos bolsonaristas que, seguindo as ordens do chefe, ficaram abertamente ao lado de Brazão, integrantes do centrão usaram a tática covarde de se ausentar do plenário. Perderam por 277 a 129. Mais do que um desafio ao STF, o movimento foi um ensaio para a votação do projeto que busca anistiar Bolsonaro e o entorno golpista.

Enquanto isso, Arthur Lira trabalha para levar de volta à estaca zero o projeto de lei que regula as redes, deixando o campo livre para as cavilações de Elon Musk em parceria com a extrema direita transnacional. Só mesmo citando o pai do Nelson: "Massa plástica de todas as imoralidades".

Deputados comemoram a aprovação do relatório que manteve Chiquinho Brazão preso - Pedro Ladeira/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.