Ana Cristina Rosa

Jornalista especializada em comunicação pública e vice-presidente de gestão e parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Cristina Rosa

Na 'Caverna do Dragão'

No cartoon, seis jovens vão parar num universo paralelo e, sempre que estão prestes a retomar suas vidas, surge um impedimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Semana passada, no fim de uma reunião por videoconferência com pessoas das cinco regiões do país, uma das participantes fez o seguinte desabafo: “Gente, não aguento mais a pandemia. Tô me sentindo naquele desenho animado, ‘Caverna do Dragão’”.

Em meio a risos e olhares de surpresa, completou o raciocínio. “Quando a gente pensa que está perto de voltar à vida normal, aparece um monstro horroroso, nos vemos às voltas com uma nova cepa, uma outra onda da pandemia”, arrematou, comparando a Covid-19 ao Vingador, vilão do cartoon da década de 1980.

A alusão soou apropriada a este momento em que as expectativas de retomada imediata do que conhecíamos como vida normal encontram-se ameaçadas pela variante delta do coronavírus em vários países, que tiveram de recuar na flexibilização das restrições para conter a crise sanitária.

Para quem não lembra ou não sabe, em “Caverna do Dragão” seis jovens vão parar num universo paralelo e o objetivo do grupo é voltar para o mundo de origem. Porém, sempre que estão prestes a atingir o objetivo e retomar suas vidas surge um impedimento que os mantém presos.

Cena de 'Caverna do Dragão' - Reprodução

Tragicamente, o Brasil já ultrapassou a marca dos 556 mil mortos por Covid-19. Verdade que o número de casos com vítimas fatais está em declínio. É um efeito positivo da vacinação, que como sabemos vem sendo efetivada a conta-gotas e resultou na imunização completa de cerca de 20% dos brasileiros até o momento.

Mas a situação segue crítica. Não dá para naturalizar uma média diária de mortes pelo coronavírus que se mantém próxima à casa dos mil. O total de óbitos no último mês foi maior que o de julho do ano passado —que foi o pior mês da pandemia no país em 2020.

Além disso, especialistas alertam para o risco de o ganho obtido com a vacinação vir a ser impactado por uma espécie de “liberou geral” em meio às incertezas sobre o estrago que a variante delta, que é mais contagiosa, pode causar por aqui. Olha a “Caverna do Dragão” aí, gente!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.