Ana Cristina Rosa

Jornalista especializada em comunicação pública e vice-presidente de gestão e parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Cristina Rosa

No Brasil, seguimos na contramão do planeta

Pior do que uma pandemia fora de controle é um vírus no controle da pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moradora de uma cidade satélite da capital federal, Maria trabalha como diarista e se orgulha de dizer que teve a sorte de manter o serviço durante toda a pandemia. Pega dois ônibus para atender a clientela no Plano Piloto. É uma mulher resiliente, do tipo que aprendeu a não se abater com facilidade e parece ter sempre uma palavra de esperança na ponta da língua.

Mas alguma coisa mudou nos últimos tempos. O sorriso largo, perceptível até debaixo da máscara, e as palavras doces rarearam. Ambos não se fazem mais presentes com a frequência de outrora. Indagada sobre o que está acontecendo, com a voz embargada, responde que está com medo.

Pudera. Ela conta que em março perdeu duas amigas para a Covid-19, uma vizinha e uma irmã da igreja que frequenta. E arremata: "Ultimamente eu olho pra rua e parece que tem uma tristeza no ar, uma falta de esperança que está sugando a minha energia. Tô me esforçando para não desabar, mas está difícil".

Está difícil mesmo. Sobretudo sabendo que o vírus está fora de controle. Ou, pior que isso, parece que o coronavírus está no controle, matando milhares de brasileiros todos os dias. Semana após semana, o número de mortes cresce assustadoramente, compondo um sinistro cenário de carnificina.

No enfrentamento da pandemia no Brasil, há um enorme problema de comunicação. E é importante lembrar que comunicação não se faz apenas com palavras, envolve muito mais do que o que é dito. Mensagens não verbais possuem força e alcance poderosos.

Na semana passada, a rede de comunicação pública BBC noticiou uma Londres sem mortes pela Covid-19, fruto do lockdown e da vacinação em massa em todo o Reino Unido.

Por aqui, infelizmente seguimos na contramão do planeta. Sem perspectiva de melhora imediata, sem vacina para imunizar todo mundo de uma vez e sem medidas coordenadas que possam fazer frente à pandemia. Por ora, no Brasil o caos suplanta a esperança.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.