Ana Cristina Rosa

Jornalista especializada em comunicação pública e vice-presidente de gestão e parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Cristina Rosa
Descrição de chapéu dia do trabalho

1º de Maio: comemorar o quê?

Desemprego segue afetando os mais vulneráveis, em especial mulheres, jovens e negros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil e os brasileiros têm muito a refletir neste 1º de Maio, Dia do Trabalho ou do Trabalhador.

Podemos começar pelo recorde de casos de trabalho análogo à escravidão —eufemismo para escravização contemporânea. No primeiro trimestre deste ano, quase mil pessoas foram resgatadas em condições de trabalho degradante, indigno, exaustivo, servil.

É um escárnio para uma sociedade que se pretende livre, justa e democrática.

A maioria dos casos foi registrada em Goiás e no RS, no célebre episódio envolvendo as vinícolas Aurora, Salton e Garibaldi —que, parênteses, já foram perdoadas e retornaram ao projeto setorial Brazil Wines, do qual haviam sido temporariamente suspensas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Mas o problema é generalizado, ocorre também em grandes cidades, como se viu na montagem do festival Lollapalooza, em São Paulo.

Operação com PRF, MPT e Ministério do Trabalho resgatou, em fevereiro, trabalhadores mantidos em situação de escravidão em Bento Gonçalves
Operação com PRF, MPT e Ministério do Trabalho resgatou, em fevereiro, trabalhadores mantidos em situação de escravidão em Bento Gonçalves - 22.fev.23/Divulgação

A precariedade das condições de trabalho de cerca de 40% da população brasileira ocupada, que se encontra na economia informal, é outro motivo de crítica. Sem falar no trabalho infantil, que condena milhares de crianças e adolescentes a repetir o ciclo de miséria de seus genitores.

Enquanto isso, o desemprego segue afetando os mais vulneráveis, em especial as mulheres, os jovens e os negros. Dados da PNAD Contínua do IBGE indicam taxa de desocupação feminina de 11% no terceiro trimestre de 2022, ou seja, acima da média nacional de 8,7%. O mesmo ocorre com pretos (11,1%) e pardos (10%) em comparação com não negros (6,8%).

Quando o quesito é remuneração, a coisa fica ainda mais escabrosa. Tanto que a hora trabalhada por um brasileiro negro vale 40% menos do que a de um branco, segundo dados do IBGE. Uma discrepância que se estende a todos os níveis hierárquicos e de escolaridade, reforçando o quanto o racismo permeia as relações sociais no Brasil —principalmente no mundo do trabalho. Nesse cenário, comemorar o quê?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.