Ana Fontes

É empreendedora social e fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora). Vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Fontes
Descrição de chapéu Todas mercado de trabalho

Qual o momento certo para expandir e contratar funcionários?

Se você está perdendo oportunidades, talvez seja o momento de fazer seu negócio crescer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Você sabe qual é o momento certo para expandir seu negócio? A resposta pode parecer simples, mas, na maioria das vezes, o medo e a movimentação financeira tornam essa decisão complicada. A grande maioria das mulheres empreendedoras ao meu redor são as famosas ‘’eupreendedoras’’, são o próprio marketing, financeiro, estoque, vendas e mais. Mas, se você está perdendo oportunidades, talvez seja o seu momento de fazer o time crescer.

Djile/AdobeStock

Alguns pontos são importantes para considerar. O planejamento está em dia? Sua empresa está madura? Como está o financeiro atualmente? Do seu lado, analise se, enquanto empreendedora e empresária, você está perdendo oportunidades por não conseguir ir a eventos e reuniões importantes para seu futuro. Sua qualidade está caindo? Os prazos não estão sendo cumpridos? Você está fazendo tudo ao mesmo tempo, e nada está bem feito? E, principalmente, você está conseguindo conciliar sua vida pessoal com a profissional? Isso, suponhamos, em um mundo ideal e justo para nós.

Se a maioria das respostas foi ‘’sim’’ para a empresa e ‘’não’’ para você e para a qualidade do seu negócio, está na hora de você começar a fazer algumas entrevistas. A sobrecarga pessoal reverbera no trabalho, que reverbera no seu resultado, que reverbera no seu lucro e assim por diante. A prevenção é sempre mais importante do que a contenção, e geralmente custa menos.

No âmbito financeiro, estude e viabilize essa contratação verificando seu fluxo de caixa, o quanto você precisa lucrar mais para manter um funcionário com todas as despesas que a contratação acarreta. Outro ponto importante é entender qual perfil você está buscando. Gosto sempre de destacar que nenhuma pessoa está 100% preparada para uma vaga. Eu, por exemplo, sempre prezo por contratar pessoas alinhadas com a causa das mulheres e com uma visão e valores semelhantes ao que acredito na e para a Rede Mulher Empreendedora.

Dito isso, você está pronta para ampliar sua equipe. Delegue o que pode ser ensinado e praticado por outra pessoa e foque em atividades estratégicas e que precisam da sua imagem. Lembre-se: agora, além de empreendedora, você lidera um time. Escute suas propostas, ideias e principalmente as queixas. É com uma escuta ativa dentro e fora do seu negócio que você encontrará novos caminhos e soluções. E então, seu momento chegou?

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com três meses de assinatura digital grátis

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.