Descrição de chapéu Governo Biden Folhajus

Suprema Corte suspende direito constitucional ao aborto nos Estados Unidos após 49 anos

Com decisão de tribunal de maioria conservadora, legalização da interrupção da gravidez caberá a cada estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York

O aborto nos Estados Unidos não é mais um direito constitucional, decidiu a Suprema Corte do país nesta sexta-feira (24). A sentença, que reverte uma decisão que havia sido tomada pelo mesmo tribunal há 49 anos, traz grandes impactos para a vida das mulheres e para a política americana.

A mudança não proíbe a prática, mas abre espaço para que cada um dos 50 estados adote vetos locais. Por maioria de 5 votos a 4, a corte considerou válida uma lei criada no estado do Mississippi, em 2018, que proíbe a interrupção da gravidez após a 15ª semana de gestação, mesmo em casos de estupro.

Os magistrados da Suprema Corte usaram esse caso como oportunidade para derrubar outra decisão, conhecida como Roe vs. Wade, que liberou o procedimento nos EUA. John Roberts, presidente da corte, votou para confirmar a regra estadual, sem que sua posição revertesse a decisão de 1973.

Ativistas pelo direito ao aborto protestam em frente à Suprema Corte dos EUA, em Washington
Ativistas pelo direito ao aborto protestam em frente à Suprema Corte dos EUA, em Washington - Olivier Douliery/AFP

Nos anos 1970, os juízes relacionaram o aborto ao direito à privacidade, ao considerarem que os governos não poderiam interferir em uma escolha de foro íntimo da mulher —a de manter ou não uma gestação.

O direito à privacidade é garantido por duas emendas à Constituição dos EUA, a nona e a 14ª. No processo atual, chamado de Dobbs vs. Jackson Women's Health Organization, a maioria dos magistrados adotou posição oposta e considerou que relacionar o procedimento ao direito à privacidade não faz sentido.

"Roe estava notoriamente errada desde o início. Sua argumentação é excepcionalmente fraca, e a decisão teve consequências danosas. E, longe de trazer uma base nacional para a questão do aborto, Roe vs. Wade tem inflamado o debate e aprofundado a divisão", afirma a decisão, elaborada pelo juiz Samuel Alito, que está na corte desde 2005 e foi indicado pelo presidente George W. Bush.

"Consideramos que a Constituição não confere um direito ao aborto. É hora de observar a Carta e devolver a questão aos representantes eleitos", prossegue a sentença, cujo documento soma 213 páginas.

Assim, estados com governos conservadores, como Texas e Flórida, devem retirar esse direito de suas moradoras, enquanto regiões sob comando progressista, como Califórnia e Nova York, tendem a mantê-lo.

A mudança deve afetar especialmente mulheres mais pobres de estados conservadores, uma vez que elas têm menos condições para viajar até outro estado onde o procedimento é autorizado. O presidente Joe Biden chamou a decisão de erro trágico que expõe "o quão extrema é a maioria conservadora da Suprema Corte" e pediu que os protestos sejam pacíficos e que os manifestantes não respondam com violência. Também lembrou que as mulheres seguem podendo viajar a outros estados para fazer um aborto.

Projeções feitas pela imprensa apontam que ao menos 23 estados devem banir o aborto de modo quase completo após a decisão. Nos últimos anos, vários estados governados por republicanos implementaram medidas para dificultar o acesso ao procedimento, em um esforço para corroer o direito aos poucos.

Uma lei federal para liberar o aborto no país todo pode ser elaborada, mas as chances de o Congresso atual aprovar uma proposta sobre o tema são mínimas. Republicanos, que se posicionam contra o acesso ao procedimento, têm poder para barrar a medida no Senado, e tampouco há consenso entre democratas para mudar o mecanismo que impede a aprovação de projetos do tipo por maioria simples. ​

O fim do direito constitucional ao aborto já era esperado desde maio, quando um rascunho da decisão foi revelado pelo site Politico. O vazamento provocou uma série de protestos pelo país, e o prédio da Suprema Corte passou a ser protegido por grades. Grupos de defesa de direitos das mulheres já haviam convocado atos contra a medida em várias cidades do país, para serem realizados no dia do anúncio da decisão.

A mudança histórica ocorre após o tribunal ver seu viés conservador ser ampliado, o maior legado do ex-presidente Donald Trump —ele indicou três magistrados durante o seu mandato. Os republicanos impediram o antecessor Barack Obama de fazer uma nomeação em 2016, ao final de seu governo, e correram para garantir que Trump indicasse mais uma juíza semanas antes da eleição que perdeu.

Embora tenha celebrado a decisão como "a maior vitória para a vida em uma geração", que só teria sido possível por que ele cumpriu as promessas que fez, o ex-presidente, segundo o jornal The New York Times, disse a aliados que o anúncio é "ruim para os republicanos", porque irritaria as americanas que vivem nos subúrbios, áreas ao redor do centro das cidades, uma fatia que ajudou a eleger Biden em 2020.

Neste momento, os EUA estão em meio à campanha eleitoral para as eleições de meio de mandato, votação em novembro que renovará governos estaduais e boa parte do Congresso. Muitos candidatos democratas devem usar a questão para atrair eleitores progressistas, com a promessa de ajudar a liberar o aborto em estados onde haverá veto e de proteger outros direitos. Republicanos, por sua vez, devem reforçar a posição contra o procedimento e destacar que o partido conseguiu entregar o veto que buscava.

A decisão de Roe vs. Wade mudou profundamente a política americana e, indiretamente, ajudou a torná-la mais polarizada. O combate ao aborto se tornou uma causa que une conservadores e líderes religiosos. Eles passaram anos fazendo tanto grandes protestos pelo país quanto pequenas ações, como passar horas em frente a clínicas de aborto para tentar convencer mulheres a desistirem do ato.

Uma das táticas para derrubar a decisão foi debater até que etapa da gestação as mulheres poderiam abortar. A veredito de 1973 definiu que o procedimento era livre até 12 semanas de gravidez, liberado com algumas restrições no segundo trimestre e só poderia ser vetado na terceira parte da gestação.

Em 1992, a corte julgou o caso Planned Parenthood vs. Casey, no qual confirmou o direito, com uma alteração: passou a considerar o conceito de viabilidade fetal, segundo o qual o aborto pode ser feito sem restrições até que o feto fosse capaz de sobreviver fora do útero, geralmente após 22 semanas.

Nos últimos anos, esse prazo foi sendo encurtado por leis estaduais. A norma do Mississippi, agora validada pela Suprema Corte, definiu o limite de 15 semanas. Uma lei do Texas, aprovada em setembro de 2021, impede o procedimento a partir de seis semanas de gestação, momento em que muitas mulheres ainda nem sequer descobriram a gravidez. A regra considera o feto viável se o coração está batendo. Em maio, Oklahoma foi mais longe e aprovou um veto ao aborto desde o momento da concepção.

A mudança atual dá força a políticos conservadores para buscar novos passos, como propor leis que impeçam as mulheres de irem a outro estado para abortarem ou punir quem ajudá-las a buscar o procedimento. A lei do Texas abre espaço para que mesmo o motorista que transporte uma mulher a caminho de uma clínica possa ser punido, mesmo que ele não saiba da intenção dela.

Para os progressistas, há o temor de revisões de outras decisões, como a liberação do casamento homoafetivo e o uso de contraceptivos. Em reação à onda conservadora, empresas como Apple e Citibank criaram programas para ajudar mulheres a viajar a locais onde podem abortar de forma legal.

Como votou cada juiz da Suprema Corte dos EUA

PELA SUSPENSÃO DO DIREITO CONSTITUCIONAL AO ABORTO

  • Samuel Alito
    Quem o indicou: George W. Bush (Republicano)
  • Clarence Thomas
    Quem o indicou: George H. W. Bush (Republicano)
  • Neil Gorsuch
    Quem o indicou: Donald Trump (Republicano)
  • Brett Kavanaugh
    Quem o indicou: Donald Trump (Republicano)
  • Amy Coney Barrett
    Quem a indicou: Donald Trump (Republicano)


PELA MANUTENÇÃO DO DIREITO CONSTITUCIONAL AO ABORTO

  • ​​Stephen Breyer
    Quem o indicou: Bill Clinton (Democrata)
  • Sonia Sotomayor
    Quem a indicou: Barack Obama (Democrata)
  • Elena Kagan
    Quem a indicou: Barack Obama (Democrata)
  • John Roberts*
    Quem o indicou: George W. Bush (Republicano)

*Votou contra a suspensão da Roe vs. Wade, mas a favor da lei em discussão, que proíbe o aborto após 15 semanas de gravidez no Mississippi

Erramos: o texto foi alterado

O placar da votação que derrubou o direito constitucional ao aborto foi de 5 a 4 a favor da mudança, não 6 a 3. John ​Roberts, presidente da corte, votou para confirmar a lei do estado do Mississippi no centro do julgamento, sem que sua posição revertesse Roe vs. Wade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.