Ana Fontes

É empreendedora social e fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora). Vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Fontes
Descrição de chapéu Todas mercado de trabalho

Para ter sucesso empresarial, valorize as pessoas

Investir em recursos que promovam o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores é essencial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na coluna passada, abordei o momento certo para expandir. Na coluna de hoje, decidi aprofundar esse tema. Se você é uma empresa de médio ou grande porte, uma empreendedora com recursos e capital, como deve valorizar seus colaboradores? Embora o tema possa parecer polêmico, é essencial ter conversas diretas e francas sobre a relação entre empresa e colaborador.

Adobe Stock

Um estudo encomendado pelo LinkedIn no ano passado, que ouviu 23 mil pessoas em 16 países, incluindo o Brasil, revelou que 60% dos profissionais estão buscando um novo emprego e aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome de burnout. O Brasil é o segundo país com mais casos diagnosticados. E o que isso tem a ver conosco enquanto empresários, recursos humanos, CEOs ou co-CEOS? A responsabilidade desses dados também é nossa.

Aquele velho pensamento de nossos avós de que precisamos dar toda e qualquer satisfação no trabalho ou que devemos permanecer em um só lugar sem questionar ou reclamar é passado. Por mais que gostemos do que fazemos (e me coloco nessa posição), o trabalho não deixará de ser cansativo e frustrante muitas vezes, mas é preciso que seu bem-estar acompanhe sua carreira e não o contrário.

Enquanto empreendedora social, mãe e mulher, sempre farei um recorte de gênero em qualquer assunto abordado, afinal, a pergunta clássica "se eu te contratar, com quem seu filho vai ficar?" sempre é direcionada às mães e não aos pais. Ainda sobre a valorização profissional e o papel das empresas nisso, antes de mais nada é preciso entender que essa relação é de troca.

Enquanto nossos colaboradores passam horas dedicando seu conhecimento e tempo de vida para os processos avançarem, metas sejam cumpridas e as vendas aconteçam, a empresa oferece um ambiente de trabalho saudável, com recursos e reconhecimento, o que torna essas horas produtivas para todos.

E quais os caminhos para isso? Investir em recursos que promovam o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores é essencial, reconhecer e recompensar é fundamental para mantê-los motivados. O incentivo ao desenvolvimento de suas habilidades contribui para fortalecer a equipe a longo prazo, isso também garante a sustentabilidade da organização, sua reputação e sua competitividade.

Para as mães, é essencial implementar políticas de licença maternidade e paternidade, flexibilidade de horários e opções de trabalho remoto, se possível. Oferecer creches ou subsídios para cuidados infantis. As mulheres não deveriam ter que escolher entre sua carreira e a maternidade, nem sentir-se culpadas por quererem ambos. É preciso que as empresas valorizem essas profissionais e permitam que elas encontrem o equilíbrio entre as duas áreas da vida.

E então, sua empresa te valoriza? Sua empresa valoriza seus colaboradores? Essa é uma reflexão que eu e todos nós devemos fazer para construir ambientes de trabalho mais inclusivos, saudáveis e produtivos.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com três meses de assinatura digital grátis

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.