Ana Fontes

É empreendedora social e fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora). Vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Fontes
Descrição de chapéu Todas mercado de trabalho

Quem não é visto, não é lembrado

Enquanto mulher, você se sente vista ou reconhecida nos ambientes que frequenta?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Provavelmente, em algum momento da sua vida, você ouviu aquela famosa frase: "quem não é visto, não é lembrado", e, provavelmente, de alguma forma, ela recai sobre nós como um certo alerta preocupante. Como empreendedora social e hoje uma figura pública aparecendo em TV, podcasts, vídeos, me peguei refletindo sobre ela. Apesar de concordar, entendo que essa afirmação assume significados diferentes para mulheres. Sim, falaremos de gênero novamente.

Enquanto mulher, você se sente vista ou reconhecida nos ambientes que frequenta? Ou é possível fazer-se ser vista em um ambiente que você não se sente confortável?

Fale por você, permita que conheçam você e seu trabalho. Valorize o que você faz. Lembre-se: os homens fazem isso o tempo todo, por que você teria vergonha? - Adobe Stock

Quem não é visto, não é lembrado, mas se você for mulher precisa equilibrar a assertividade para não parecer arrogante demais. A falta de representatividade também é um fator importante nessa circunstância, é difícil construir sua presença e autoestima quando você não se vê refletida em posições de liderança, nas mídias e em qualquer espaço de tomada de decisão.

No mundo em que a visibilidade é sinônimo de reconhecimento e oportunidades, é importante destacar a importância do seu trabalho e da sua presença. Apesar de mais complexo e desafiador para nós, aproveito meu espaço e visibilidade para deixar dicas de como fazer isso:

Networking: é importante construir uma rede de relacionamentos e ser reconhecido dentro da sua comunidade.

Presença online: Quais são as plataformas importantes na sua área de atuação? Compartilhe conteúdo de valor e atraia pessoas interessadas no que você é e faz.

Seja participativa: Fale por você, permita que conheçam você e seu trabalho. Valorize o que você faz. Lembre-se: os homens fazem isso o tempo todo, por que você teria vergonha?

Quando somos vistas, a mudança nunca é individual. Nossa voz e nossas contribuições são ecos para as próximas gerações, inspirando outras a serem vistas também.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com três meses de assinatura digital grátis

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.