Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Empresários pegam carona em ataques do bolsonarismo ao Congresso

Homens de negócios pensam nos próprios cofres e tentam agradar o governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando o governo decidiu lançar uma campanha para impulsionar o comércio no Sete de Setembro, alguns empresários pegaram carona na patriotada. Queriam aproveitar a propaganda oficial e, de quebra, ficar bem na fita com o Planalto. Agora, uma parte dessa turma enxerga uma nova oportunidade.

Investidores e donos de cadeias de varejo indicaram que pretendem colocar dinheiro na distribuição de mensagens contra o Congresso e na organização de protestos contra os parlamentares, a favor de Jair Bolsonaro. Muitos deles, é claro, estão pensando nos próprios cofres.

O chefe de uma rede de academias sugeriu bancar a divulgação de vídeos com ataques ao presidente da Câmara, um dos principais alvos das manifestações de 15 de março. A colunista Mônica Bergamo contou que Edgard Corona enviou a ideia a um grupo de empresários governistas.

Edgard Corona, presidente da Academia Smart Fit - Claudio Belli/Valor

As gravações não fazem uma convocação direta para os protestos, mas os homens de negócios parecem dispostos a pegar carona no mau humor com o Parlamento estimulado pelos bolsonaristas. O grupo quer, na verdade, travar a reforma tributária em discussão na Câmara.

Os empresários desse grupo defendem o corte de impostos sobre a folha de pagamentos e sua substituição por um tributo semelhante à CPMF —algo que Maia descarta. "Parte da elite empresarial quer que o povo pague a conta da redução do custo de contratação de mão de obra. É uma tese inacreditável. O povo paga a conta para desonerar a folha", respondeu Maia à coluna.

Em geral, donos do dinheiro gostam de agradar os donos do poder. O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, chegou a ver o financiamento de suas entidades ameaçadas pela faca de Paulo Guedes. Depois, encampou a criação do novo partido de Bolsonaro.

Outros movimentos são mais abertos. Um investidor, por exemplo, prometeu custear carros de som para os protestos contra o Congresso e o STF, conforme mostrou a jornalista Vera Magalhães. Negócios, negócios, democracia à parte.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.