Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Desmentido pelos fatos, Bolsonaro tenta mudar foco do debate da pandemia

Presidente lança novas teorias para substituir suas profecias e apostas que perderam a validade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há nove dias, Jair Bolsonaro tomou um helicóptero e percorreu um trajeto que levaria 50 minutos pela estrada. Desembarcou em Águas Lindas de Goiás, sorriu e inaugurou um hospital de campanha erguido com verba federal. “A gente torce para que pouca gente venha para cá, porque é sinal de que não precisa de atendimento”, discursou.

O governo desembolsou R$ 10 milhões na unidade, mas o presidente decidiu sabotar o projeto. Na última semana, ele incitou seus apoiadores a praticar um crime e invadir hospitais pelo país “para mostrar se os leitos estão ocupados ou não, se os gastos são compatíveis ou não”.

Depois de menosprezar o coronavírus, insistir num exótico “isolamento vertical”, forçar a barra para distribuir cloroquina e maquiar estatísticas, Bolsonaro passou a insinuar que os governadores inflam o número de mortos para desviar o dinheiro público gasto na pandemia.

Há uma série de investigações sobre essas despesas, mas o presidente não está interessado nelas. A intenção é lançar novas teorias para substituir aquelas que perderam validade ou foram desmentidas pelos fatos.

Bolsonaro muda o foco do debate para disfarçar sua negligência. Trata-se de uma variação da estratégia de “mover a trave” —metáfora que descreve a alteração contínua das regras e critérios de uma disputa para desqualificar o avanço de um opositor.

O presidente previu menos de 800 mortes na pandemia. Quando os números dispararam, ele chegou a reconhecer o óbvio: “Está morrendo gente? Está”. Depois, recuou e passou a fazer campanha para sufocar os dados oficiais sobre as vítimas.

Na economia, Bolsonaro trabalhou para minar medidas de isolamento e alardeou um risco de desabastecimento que não se concretizou. Mudou a tática e alertou para uma onda de saques que não ocorreu.

Na última quinta (11), o presidente sugeriu que a pandemia é só o pano de fundo de uma briga pelo poder. “Talvez os caras estejam aproveitando as pessoas que falecem para ter algum ganho político”, disse. Pois é.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.