Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu terrorismo

Guerra reflete fase delicada do pulso político das populações locais

Pesquisas de opinião em Israel e na Palestina exibem declínio da tolerância e desgaste de líderes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ataque do Hamas e as ações de Israel são produtos de uma fase aguda no longo processo de desgaste e radicalização dentro de cada território. As populações locais atravessam um momento delicado de declínio da tolerância, rejeição a adversários, aceitação da violência e desconfiança em relação a seus líderes.

A formação do quadro aparece em pesquisas recentes. Em seis anos, o apoio de palestinos à solução de dois Estados caiu de 52% para 28%, segundo o PSR (Palestinian Center for Policy and Survey Research). Em junho, metade dos entrevistados de Gaza e Cisjordânia diziam que o confronto era o melhor caminho para uma Palestina independente, e 77% defendiam a formação de facções armadas.

Esse estado de guerra nas ruas serve como uma espécie de estímulo às decisões tomadas por grupos políticos. Ao longo dos anos, a popularidade do Hamas subiu em épocas de conflito. O grupo, porém, não conseguiu sustentar altos níveis de aprovação por muito tempo. Há alguns meses, só 31% dos palestinos diziam que o Hamas merecia representá-los.

A descrença em métodos pacíficos é abrangente. Um levantamento feito há poucas semanas pelo IDI (Israel Democracy Institute) mostrou que 39% dos israelenses acreditam que o país errou ao assinar os acordos de Oslo, com o compromisso de criação de um Estado palestino. Na direita, base de Binyamin Netanyahu, a rejeição chega a 60%.

As ações do Hamas foram um golpe para o primeiro-ministro. Desde 2021, o otimismo dos israelenses com o futuro da segurança nacional caiu pela metade, chegando a 33%. Uma sondagem feita em junho apontou que o combate ao terrorismo era uma das principais pedras no sapato de Netanyahu: apenas 18% da população tinham uma avaliação positiva do governo nessa área.

O pulso do público interno quase sempre molda providências dos líderes políticos em momentos sensíveis. Os desdobramentos do conflito dependerão, em alguma medida, dos efeitos práticos e da transigência popular com ações radicais, o terrorismo brutal, bombardeios em massa e crimes de guerra.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.