Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Candidatura de Trump coroa degeneração da direita americana

Republicanos abraçam populismo e incorporam extremismo trumpista sem olhar para trás

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ron DeSantis gastou milhões de dólares para convencer os republicanos a indicarem um candidato um pouco mais normal do que Donald Trump. Nikki Haley defendeu muitas das propostas do ex-presidente, mas disse que era hora de deixar o caos para trás. O primeiro foi moído nas eleições primárias. A segunda deve ter o mesmo destino.

Se a escolha de Trump como candidato em 2016 pareceu uma pegadinha e sua derrota em 2020 soou como um alerta, a provável indicação do ex-presidente para disputar a Casa Branca em 2024, com boas chances de vitória, coroa uma transformação decisiva na direita americana.

Eleitores e elites do Partido Republicano abraçaram o populismo e incorporaram o extremismo trumpista sem olhar para trás. Mesmo políticos com credenciais firmes da direita —corte de despesas, revisão de gastos sociais, diplomacia linha-dura— passaram a ser encarados como opções tediosas em comparação com um personagem como Trump.

Donald Trump em evento após vencer a primária do Partido Republicano em New Hampshire, nos EUA - Timothy A. Clary/AFP

O ex-presidente instrumentalizou rancores da população americana, divisões culturais e um sentimento de abandono para mudar o eixo da discussão política no país. Com um misto de imprudência e arrogância, sustentou um discurso que nenhum outro candidato forte ousou sustentar e, assim, convenceu o eleitor de que não havia outras alternativas.

A adesão a Trump como candidato único facilitou até mesmo uma epidemia de cegueira deliberada em relação a seu passado golpista e suas pretensões autocráticas. Uma dose de oportunismo e a ausência de uma espinha moral fizeram com que a direção do Partido Republicano entregasse sua máquina política ao projeto pessoal do ex-presidente.

Uma nova e competitiva candidatura de Trump prova que o deslocamento da direita registrado na última década em vários países do mundo não foi um episódio transitório e é capaz de sobreviver inclusive a derrotas eleitorais. Se o ex-presidente voltar à Casa Branca, esse movimento tem ainda mais chances de se tornar definitivo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.