Bruno Molinero

Coluna editada por Bruno Molinero, repórter de livros e mercado editorial da Ilustrada.

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Descrição de chapéu Livros

Artistas inventam mortes para Bolsonaro em jornal de ficção

Tabloide traz nomes como Sérgio Sant'Anna, Noemi Jaffe e Nelson de Oliveira

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Morre Jair Messias Bolsonaro.

É mais ou menos isso o que vão escutar os visitantes da feira Des.gráfica, marcada para os dias 19 e 20 de outubro, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. O anúncio feito em voz alta é parte de uma performance do coletivo La Tosca, que vai vender no local uma publicação feita apenas com obituários, anúncios fúnebres e poemas mortuários ficcionais sobre o fim da vida do presidente.

Editado na forma de um jornal tabloide chamado “Morre Bolsonaro”, o título conta com textos de Noemi Jaffe, João Paulo Cuenca, Santiago Nazarian, Nelson de Oliveira, Cristina Judar, entre outros. O conto da capa é assinado por Sérgio Sant’Anna.

Além dos escritores, entre os 25 participantes há também ilustradores e chargistas, caso de Allan Sieber e Mari Casalecchi. A tiragem é de 2.000 exemplares, feitos com oito páginas e com preço de R$ 10 cada um.

"A ideia é ser infame mesmo, porque a gente vive hoje um clima muito depressivo com a política, então queremos gerar barulho”, diz Ronaldo Bressane, membro do La Tosca e idealizador do projeto.

Informações sobre a feira estão no site mis-sp.org.br.

Capa da publicação Morre Bolsonaro, do coletivo La Tosca
Capa da publicação 'Morre Bolsonaro', do coletivo La Tosca, que traz textos de ficção sobre o fim da vida do presidente - Reprodução

MAIS FEIRA Editoras menores reclamaram nesta semana da exigência feita pelo Festival Mário de Andrade, chamado pela Prefeitura de São Paulo de Virada do Livro, para que doassem 90 exemplares à cidade como contrapartida para que participassem da feira e vendessem seus livros lá. Segundo elas, muitos de seus títulos têm tiragem de 100 a 200 exemplares, o que faria a doação pesar no planejamento.

AINDA MAIS FEIRA A biblioteca Mário de Andrade, que organiza o festival, esclarece que a doação é por tenda e que editoras poderiam ter optado por dividir o mesmo espaço, o que diminuiria o número de títulos entregues por cada uma.

INFANTIL A campanha Leia para uma Criança deste ano, promovida pelo Itaú Social, vai distribuir gratuitamente 3,6 milhões de exemplares de duas obras infantis: “Leo e a Baleia”, de Benji Davies (Paz e Terra), e “O Tupi que Você Fala”, de Claudio Fragata (Globinho). Após o debacle das compras feitas pelo governo, o projeto se consolidou como um dos principais compradores de livros para essa faixa etária.

LGBTQIA+ Até 20/10, o festival Mix Literário está com inscrições abertas para o prêmio que vai eleger o melhor livro LGBT publicado entre agosto de 2018 e setembro de 2019. Inscrições podem ser feitas pelo email literariomix@gmail.com.

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