Bruno Molinero

Coluna editada por Bruno Molinero, repórter de livros e mercado editorial da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Molinero
Descrição de chapéu Livros

Livro polêmico de Janot se torna viral no WhatsApp

A suspeita é que o PDF tenha sido criado a partir do ebook vendido na Amazon para o Kindle

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se o lançamento em São Paulo do livro escrito pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, “Nada Menos que Tudo” (ed. Planeta), foi esvaziado e com venda de apenas 43 exemplares, o título passou de mão em mão e se transformou em viral no WhatsApp.

Quando soube-se que a obra narra como Janot entrou armado no Supremo Tribunal Federal para matar Gilmar Mendes, um PDF com o livro completo passou a ser espalhado. A coluna recebeu o arquivo de três pessoas. Há relatos de que ele teria viajado de tela em tela também entre juízes, advogados e grupos de ex-alunos da Faculdade de Direito da USP.

A suspeita é que o PDF tenha sido criado a partir do ebook vendido na Amazon para o Kindle, já que nas últimas páginas há links que direcionam o leitor para a compra de outros livros digitais na plataforma. 
Procurada, a empresa não descarta a possibilidade. Em nota, declarou só que respeita os direitos de propriedade intelectual e investe em medidas para proteger os conteúdos.

Já a editora Planeta diz que nunca tinha passado por um compartilhamento ilegal tão grande e reforça que pirataria é crime, mas não tomou nenhuma atitude na Justiça.

ESPANHOL Pela primeira vez com dois dias de programação, a feira de publicações independentes Miolo(s) está marcada para 2 e 3 de novembro com nomes latinos. Entre eles, os argentinos Ediciones Vox e Malisia, além da editora colombiana Cardumen e da livraria Nada, do mesmo país. A Miolo(s) reúne neste ano 185 editoras para expor e vender seus trabalhos —dessas, 108 não participaram em 2018.

SÉRVIO Branko Milanovic, economista sérvio-americano que é autor de “A Desigualdade no Mundo”, lança no Brasil “Capitalism, Alone”, que acaba de sair nos Estados Unidos. O livro chega pela Todavia no primeiro semestre de 2020.

INGLÊS A editora portuguesa Monade publica em novembro “Designed Future”, com seleção de textos do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha. É uma das primeiras versões de suas cartas, artigos e entrevistas para o inglês. A tradução foi feita por Mick Greer, conhecido por verter obras teatrais —ele foi escolhido para que a oralidade e o aspecto literário de Mendes da Rocha fossem mantidos.

ALEMÃO Já na Alemanha, uma parceria entre a Demônio Negro e a editora da Universidade de Zurique leva ao público a antologia “Poesie”, que compila traduções de poemas de Augusto de Campos feitas por Simone Homem de Mello.

Ilustração de Edward Gordon Craig em edição de ‘Hamlet’ da editora Ubu
Ilustração de Edward Gordon Craig em edição de ‘Hamlet’ da editora Ubu - Divulgação

Ser ou não ser

A ilustração acima foi feita por Edward Gordon Craig em 1930 e acompanha uma nova tradução de ‘Hamlet’, clássico de Shakespeare, feita por Bruna Beber a ser lançada pela Ubu em novembro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.