Celso Rocha de Barros

Servidor federal, é doutor em sociologia pela Universidade de Oxford (Inglaterra) e autor de "PT, uma História".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Celso Rocha de Barros
Descrição de chapéu Eleições 2022

Derrota humilhante de Bolsonaro seria ótima, mas democracia ainda não perdeu

Lula ainda tem boas chances de vencer, mas terá que se deslocar ainda mais para o centro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O resultado do primeiro turno mostrou que, embora Bolsonaro tenha um alto nível de rejeição, não houve um grande deslocamento ideológico desde a última eleição presidencial: a direita, e mesmo a direita radical, continuam muito fortes.

Lula ainda tem boas chances de vencer, mas terá que se deslocar ainda mais para o centro enquanto preserva seus eleitores pobres.

Agora a eleição vai se decidir por pequenas transferências de votos, e a importância das alianças casadas nos pleitos estaduais e na eleição para presidente será grande.

Na montagem, os candidatos a presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) - Pedro Ladeira - 12.jun.22/Folhapress e Gabriela Biló - 25.ago.22/Folhapress

O PT deve apoiar Eduardo Leite no Rio Grande do Sul em troca do apoio de Rodrigo Garcia em São Paulo, por exemplo. Os votos de Simone Tebet tornaram-se desproporcionalmente importantes.

Não vai ser um mês tranquilo. O Brasil tem grandes chances de ser pior nos próximos quatro anos porque haverá segundo turno agora. Há alguma chance de Lula fazer concessões programáticas aos economistas do centro democrático, ou às ideias de Ciro, mas me permitam mostrar o tipo de disputa que pode ser mais decisiva: governadores eleitos pelo Brasil afora leiloarão seu apoio ao candidato que prometer gastar mais dinheiro com eles.

Se Bolsonaro investir tudo na pauta moral, Lula terá que trair minorias e/ou prometer gastar ainda mais dinheiro com os pobres para neutralizar esse discurso.

Sobretudo, será mais um mês de ameaça de golpe e estratégias eleitorais como a presença do farsante Kelmon no debate, mentindo que era candidato e escondendo que é padre de uma religião inventada no Peru.

É mais um mês de coisas como Bolsonaro entrando na Justiça para garantir que pobres não conseguissem votar por não terem dinheiro para a passagem de ônibus.

De qualquer forma, torço para que eu esteja errado e seja possível aproveitar o segundo turno para incorporar ao programa de Lula boas ideias dos programas de Ciro e Tebet.

Isso poderia incluir, além de toda a pauta educacional adotada em Sobral, as ideias de Ciro sobre ajuda a trabalhadores endividados, entre outras.

No caso de Tebet, como já defendi aqui, Lula deveria aproveitar a proposta de reforma tributária proposta pelo deputado pemedebista Baleia Rossi. Também acho que o PT deveria ouvir com carinho as propostas de Tebet sobre uma dotação para estudantes que concluam o segundo grau.

O peso das ideias centristas, é claro, será proporcional ao tamanho da contribuição dos aliados centristas para a vitória. Quanto mais governadores, partidos e segmentos sociais de fora da esquerda se incorporarem à campanha de Lula, mais centrista será seu governo.

Teria sido ótimo se Jair Bolsonaro tivesse sido humilhado com uma derrota no primeiro turno. Seria uma homenagem aos 700 mil mortos na pandemia, às jornalistas agredidas, aos ambientalistas perseguidos, aos funcionários públicos assediados, aos brasileiros que disputaram osso a tapa em frente ao supermercado esse ano.

Teria sido um grande passo para a substituição dos fascistas pelos liberais na liderança da direita brasileira. Teria sido uma chance dos brizolistas derrotarem a extrema direita militar que não deixou Brizola concorrer à Presidência por 20 anos e entregou a sigla do PTB ao Padre Kelmon.

Enfim, vamos ter que fazer isso tudo com um mês de atraso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.