Dan Ariely

Professor de economia comportamental e psicologia na Universidade Duke (EUA), autor de “Previsivelmente Irracional”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Dan Ariely

Ask Ariely: tragédia em equipe, ansiedade no aeroporto e embrulho mal-humorado

Como lidar com a dificuldade de assistir a jogos de futebol e escolher o melhor horário para chegar ao aeroporto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Querido Dan,
Eu tenho dificuldade em assistir ao jogo do meu time de futebol favorito na TV porque fico muito chateado quando eles estão perdendo e se perdem eu me sinto absurdamente infeliz. Existe uma maneira de aproveitar o jogo sem levar o resultado tão a sério?
- Brian

Uma opção é remover o elemento surpresa gravando o jogo e pedindo a alguém que lhe conte o resultado final antes de você assistir. Dessa forma, você estará menos envolvido emocionalmente no resultado e poderá aproveitar mais o jogo por si só.

Outra abordagem é escolher uma guloseima que você goste —digamos, chocolate— e comer apenas se sua equipe perder. Isso tornaria a perda agridoce, pois você compensaria a infelicidade de perder com o prazer do chocolate.

Ainda assim, como em todos os tipos de amor, amar uma equipe inevitavelmente trará desgostos ocasionais. A melhor maneira de lidar com isso é aprendendo a apreciar essa complexidade emocional, com todos os sentimentos bons e ruins envolvidos.

Querido Dan,
Meu parceiro acha que é melhor chegar cedo no aeroporto do que ficar ansioso por perder nosso voo. Já eu prefiro aproveitar bem o nosso tempo minimizando as horas gastas esperando no portão de embarque. Qual é a regra de ouro para o planejamento de viagens?
- Emma

A chave aqui é a ansiedade do seu parceiro. Se você estivesse simplesmente tentando calcular a maneira mais eficiente de usar o seu tempo, iria calcular quanto tempo gastaria esperando no aeroporto (desconsiderando as coisas úteis que você pode fazer enquanto espera no portão do embarque, como responder e-mails ou ler um livro) e comparar com quanto tempo que você perderá caso não consiga embarcar no seu voo. Dessa forma, você pode encontrar uma solução ideal para você mesma.

Mas quando você começa a considerar a ansiedade do seu parceiro, você fica no domínio irracional das emoções, mais difíceis de calcular. Tente descobrir até que ponto a ansiedade do seu parceiro é grave e quanto tempo dura. Se ele estiver ansioso por, digamos, 48​​horas antes do voo, vale a pena concordar em chegar ao aeroporto algumas horas mais cedo para eliminar sua infelicidade. Em geral, precisamos nos concentrar não apenas em como usar nosso próprio tempo com eficiência, mas no que podemos fazer para tornar nossos entes queridos felizes, racionais ou não.


Querido Dan,
Passei meio dia embrulhando presentes de Natal para minha família este ano. Realmente vale o meu tempo?
Jessica

Mesmo que demorado, embrulhar presentes vale a pena, pois faz com que os destinatários os apreciem mais. De acordo com um estudo de 1992 publicado no Journal of Consumer Psychology, o efeito é válido mesmo quando o invólucro é transparente e o destinatário pode ver o que está dentro. Isso ocorre porque a embalagem desacelera o processo de abertura do presente, o que nos ajuda a prestar mais atenção na experiência. Desembrulhar presentes é como o ritual de beber vinho: girar no copo, olhar para ele e cheirar tudo com lentidão, para que possamos nos concentrar no prazer que teremos pela frente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.