Dan Ariely

Professor de economia comportamental e psicologia na Universidade Duke (EUA), autor de “Previsivelmente Irracional”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Dan Ariely

Ask Ariely: Voltando aos velhos hábitos após uma pausa

Quando voltarmos aos nossos ambientes e atividades familiares normais, a maioria das pessoas retornará às suas rotinas antigas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Querido Dan,
Você acha que os hábitos que as pessoas formaram durante o distanciamento social causado pela Covid-19 vão permanecer? Eu, por exemplo, costumava comprar café todos os dias a caminho do escritório, mas nos últimos três meses vinha fazendo café em casa por conta do teletrabalho. Essa semana voltei para minha rotina de ir ao escritório, mas percebi que não sinto falta do café da cafeteria e, por isso, parei de ir.
- Nancy


A interrupção da vida cotidiana foi um experimento que mostra que os hábitos não são apenas desejos; eles são comportamentos desencadeados por lembretes em nosso ambiente. Quando mudamos a maneira como interagimos com nosso ambiente, muitos hábitos aparentemente arraigados desaparecem.

Alguns deles são comportamentos que deveríamos nos livrar mesmo, como consumo desenfreado e gastos impensados. Entretanto, observamos também que muitas pessoas estão tendo problemas em manter bons hábitos; como se alimentar de maneira saudável, dormir regularmente e manter contato com amigos. E o restabelecimento desses hábitos acontecerá por meio de uma tomada de decisão consciente.

De uma maneira mais genérica, acredito que quando voltarmos aos nossos ambientes e atividades familiares normais, a maioria das pessoas retornará às suas rotinas antigas —incluindo comprar café na cafeteria a caminho do trabalho.


Querido Dan,
Trabalho em casa desde o início da pandemia. Desde então tenho sentido que estou trabalhando o tempo todo. Como minha sala de estar é meu escritório, há sempre a tentação de responder mais um e-mail ou trabalhar em mais um projeto, mesmo à noite ou aos finais de semana. Como posso restaurar algum tipo de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal?
- Jordan


Em tempos comuns, é mais fácil separar trabalho e vida pessoal, porque eles acontecem em lugares diferentes. Agora que a casa e o escritório são os mesmos para muitas pessoas, uma maneira de criar uma distância psicológica é por meio de um trajeto artificial —uma ideia que Nina Bartmann, pesquisadora sênior do meu laboratório na Duke University, escreveu sobre no site da Sociedade de Medicina Comportamental.

Ao fazer uma caminhada de 20 minutos no início e no final do dia de trabalho, você sinaliza seu cérebro quando está entrando no modo de trabalho e quando o está deixando para trás. Outras técnicas incluem vestir roupa de trabalho quando você está em sua mesa, mover sua estação de trabalho para uma sala dedicada e desligar o computador em um mesmo horário todos os dias.


Dear Dan,
Sempre foi parte do meu plano obter um mestrado, e nesta primavera fui aceito no curso que queria. Mas com a pandemia causando tanta incerteza, estou começando a me perguntar se devo assumir um compromisso de longo prazo. Faz sentido reavaliar meus planos ou devo cumpri-los?
- Paulo


Pesquisas sobre como as pessoas tomam decisões mostram que geralmente não paramos para pensar sobre nossas ações; fazemos escolhas automaticamente e não deliberadamente. Nessa perspectiva, a incerteza atual pode ser vista como um presente.

As pessoas têm a chance de refletir sobre seu plano de vida e se perguntar se é o que realmente querem, seja começar uma família, comprar uma casa ou escolher uma carreira. Para ajudá-lo a decidir sobre o mestrado, tente escrever um plano detalhado de como você quer que sua vida seja quando a pandemia terminar. Isso o ajudará a esclarecer quais etapas você pode executar agora para alcançar o seu objetivo.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.