Gelo e gim

Coluna é assinada pelo jornalista e tradutor Daniel de Mesquita Benevides.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gelo e gim

O que há em comum entre 'Americanah', 'Small Axe' e a batalha de Waterloo?

Tempero de coquetéis Angostura tem origem histórica e é usado no Champan, drinque de origem nigeriana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há uma cena em "Americanah", romance de Chimamanda Ngozi Adichie, em que a personagem Ifemelu toma "uma ou duas cervejas Chapman". No original, são "one or two Chapmans", sem o "beer". A pegadinha é que existe uma cerveja Chapman, produzida nos Estados Unidos, numa cidade chamada Angola.

Só que a cena se passa em Lagos, maior cidade da Nigéria. O mais provável, portanto, é que Adichie estivesse se referindo ao drinque chapman, bebida mais popular no país africano. ​

Como reforço à tese, a autora, de origem nigeriana, deu uma entrevista num restaurante em Lagos, onde pediu um chapman. O drinque. E ainda brincou com a cor vermelha da mistura, que combinava com seus sapatos.

Chimamanda Adichie
Chimamanda Adichie - Victor Ehikhamenor

Mais adiante no livro, Ifemelu canta e dança ao som do highlife. O ex-namorado brinca: "achei que seu chapman era sem álcool". O doce coquetel de fato não leva álcool. Só algumas gotas de Angostura. Mas são gotas que fazem um oceano de diferença.

A Angostura é um tempero para coquetéis. Foi criada em 1824, pelo médico e aventureiro alemão Dr. Siegert. De vida tão colorida quanto o chapman, ele cuidou dos prussianos feridos na batalha de Waterloo e fez parte do exército de Simón Bolívar, o grande herói da luta anticolonial (tema central na obra de Adichie). Foi quando montou um hospital militar em Angostura, hoje Ciudad Bolívar.

Conquistada a independência venezuelana, aprofundou-se nos estudos de química e botânica (possivelmente com uma mãozinha dos índios) e saiu-se com seu produto, essencial em qualquer bar que se preze.

A Angostura era usada primeiro como remédio para a digestão. Depois da morte de Siegert, em 1870, seus filhos montaram uma fábrica em Port of Spain, capital de Trinidad e Tobago. É de lá que vem a famosa garrafinha de tampa amarela com rótulo desproporcional, que usamos para preparar manhattans, old fashioneds e, porque não, chapmans. Só cinco pessoas sabem a fórmula.

Drinque old fashioned do Cabíria Bar
Drinque old fashioned do Cabíria Bar - Divulgação

"SPICY FOOD"

De Trinidad também é a família do Mangrove, restaurante mostrado no primeiro filme da série "Small Axe", de Steve McQueen, diretor de "12 Anos de Escravidão". A série —das melhores produzidas para a televisão nos últimos anos— trata das opressões sofridas pelos imigrantes das Índias Ocidentais na Londres dos anos 1970 e 1980. Um dos protagonistas é John Boyega, de pais nigerianos, ator conhecido pela última trilogia de "Star Wars".

O maior orgulho do dono do Mangrove é oferecer comida apimentada para a comunidade. Culinária da terra, com aromas e sabores que fazem lembrar de Trinidad, Barbados ou Jamaica, ex-colônias britânicas. Mas a polícia branca quebra tudo e arrasta os clientes pelo chão. São jovens e velhos, saudosistas e também pacíficos panteras negras. Um policial grita com ferocidade: "Vocês têm de fazer comida inglesa!". Parece cômico, mas traduz a tragédia local/universal. O racismo se contorce diante da pimenta caribenha.

Gosto de pensar que, assim como Ifemelu em Lagos, a comunidade de Notting Hill bebia coquetéis de seus países. Como o Queen's Park Hotel Super Cocktail, de Trinidad, que guarda semelhanças com o chapman. Aliás, quem quiser pode batizar o chapman com rum. Ainda mais se colocar reggae no talo.

CHAPMAN

Ingredientes

  • 50 ml de soda limonada
  • 50 ml de refrigerante de laranja
  • 20 ml de grenadine
  • 8 espirradas de Angostura
  • 2 rodelas de limão, 2 de laranja e 2 de pepino
  • 30 ml de rum branco (opcional)

Passo a passo
Coloque os ingredientes num copo grande com gelo, esprema um pouco de limão e laranja, e mexa.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.