Gelo e gim

Coluna é assinada pelo jornalista e tradutor Daniel de Mesquita Benevides.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gelo e gim

A história do Penicillin e do bar Milk & Honey

Inaugurado no Réveillon de 1999, o bar sucumbiu à morte de Sasha Petraske, em 2015

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Primeiro vieram as regras para os clientes. "Não ficar de pé. Não citar celebridades para se beneficiar. Não se apresentar para as damas —cabe a elas a iniciativa. Não gritar ou fazer barulho, dentro ou fora do bar."

Sasha Petraske, um dos maiores nomes do renascimento da coquetelaria de 1995 para cá, é o Moisés destes mandamentos. Estabeleceu-os antes mesmo de estabelecer o seu ultrainfluente Milk & Honey bar, em Nova York.

Escondido atrás de uma fachada sem letreiro, onde antes era uma casa de mahjong, tornou-se o primeiro speakeasy moderno, inspirado nos saloons subterrâneos da época da Lei Seca. Aparentemente, tanta discrição teve outras razões que não o estilo: o proprietário era avesso a cacofonias noturnas, e Petraske, um tonel de idiossincrasias, detestava os holofotes da imprensa e a arrogância dos famosos. Preferia a luz baixa das velas que punha nas mesas, a conversa refinada, os modos elegantes.

Daí seu código de conduta, afixado nos banheiros como um espelho que indicasse como deveria ser o reflexo de quem o visse. As paredes ao redor podiam estar descascando, mas os coquetéis também seguiam princípios, que marcaram a geração de mixologistas deste século: ingredientes frescos, a revisitação de receitas clássicas esquecidas, o uso de bebidas de alta qualidade e o cuidado especial com o gelo.

Os felizardos que conheceram o santuário do Milk & Honey, no Lower East Side, atestaram a sofisticação no preparo das misturas. Dale DeGroff, pioneiro dos balcões contemporâneos, ia sempre que podia. E sempre aconselhava o discípulo, que por algum tempo foi o único dono e único empregado do bar, como revela Robert Simonson no seu "A Proper Drink".

Se DeGroff havia aperfeiçoado o Cosmopolitan, maior clássico moderno a preencher uma taça, o Milk & Honey não ficou atrás. Foi lá que o australiano Sam Ross criou o Penicillin, que hoje é um dos remédios mais pedidos em São Paulo e no mundo. O que ele cura? A depender da imaginação, qualquer coisa, mas certamente ele amacia as avalanches da vida.

Flora Bar prioriza coquetéis clássicos, como o Penicilin
Flora Bar prioriza coquetéis clássicos, como o Penicilin - Giuliana Nogueira/Divulgação

O drinque de 2005, batizado com a descoberta do escocês Alexander Fleming, é uma variação de uma variação. O Golden Rush, coquetel que colocou o Milk & Honey no mapa, veio da coqueteleira do whisky sour. E o Penicillin, por sua vez, nasceu do Gold Rush. A diferença - e grande sacada - está no uísque compatriota de Fleming e no gengibre.

Inaugurado no Réveillon de 1999, o bar sucumbiu à morte de Petraske, em 2015. Mas resiste em outros lugares comandados pela(o)s aprendizes e camaradas do mestre.

Este penúltimo termo faz pensar nos avós de Petraske. Comunistas, costumavam tomar café com Ethel e Julius Rosenberg, casal que morreu na cadeira elétrica por supostamente ter passado segredos da bomba atômica para a URSS.

Faz pensar também na descrição que o historiador David Wondrich fez do Milk & Honey: "primeiro bar que eu conheci que parecia uma banda de rock, com os bartenders se unindo numa forte camaradagem, ao estilo 'nós contra o mundo'. Não era apenas um trabalho, mas uma causa".


PENICILLIN

60 ml de scotch

22,5 ml de xarope de mel e gengibre (numa panela, ferva partes iguais de água e mel, e uma raiz de gengibre descascada. Deixe na geladeira por uma noite e coe)

22,5 ml de suco de limão siciliano

Bata os ingredientes com gelo e coe para um copo old-fashioned com um cubo grande de gelo. Finalize com 7,5 ml de single malt e use um pedaço de gengibre cristalizado como guarnição.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.