Deirdre Nansen McCloskey

Economista, é professora emérita de economia e história na Universidade de Illinois, em Chicago

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Deirdre Nansen McCloskey

Pode rir de nós, Brasil

Nosso chefão da máfia dos EUA continua solto, também vivendo na Flórida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil é uma democracia liberal melhor que os Estados Unidos. Vejam as evidências.

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) imediatamente indiciou os "vândalos fascistas" que atacaram Brasília em 8 de janeiro último. Em comparação, os Estados Unidos demoraram muitos meses desde o dia 6 de janeiro de 2021 para afirmar a regra mais importante do Estado de Direito.

A violência não pode ser usada na política. Usar a violência com fins políticos é chamado de "terrorismo" —e é a estrada direta para o fascismo.

Em 1922, quando Benito Mussolini liderou um grupo de bandidos em sua Marcha para Roma, o experimento imperfeito da Itália depois de 1871 com a democracia liberal foi condenado. Quando os fascistas e os comunistas lutaram nas ruas de Berlim, no final dos anos 1920, o destino da Alemanha foi selado.

Golpistas invedem prédio do Congresso americano em Washington - Win Mcnamee - 6.jan.21/AFP

As autoridades brasileiras, na semana passada, também começaram imediatamente os processos contra os instigadores e os financiadores. Os revoltosos simplesmente foram tolos ao acreditar na afirmação de Jair Bolsonaro (PL) de que a eleição tinha sido roubada. Seus mestres escondendo-se na Flórida os exploraram.

Os Estados Unidos, em comparação, levaram dois anos a mais. Nada foi feito ainda com os cérebros —pessoas como Steve Bannon, que planejou o 6 de janeiro e está envolvido nos ataques em Brasília.

Em comparação, a Suprema Corte brasileira suspendeu imediatamente o ex-secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, que havia fugido para a Flórida para se unir a seu chefe, Jair. Já o nosso chefão da máfia dos EUA continua solto, também vivendo na Flórida.

A Justiça rápida e certeira contra tentativas violentas de derrubar um governo democraticamente eleito é essencial para o Estado de Direito. O Brasil faz isso. Os EUA ainda não fizeram.

Mas não são apenas os acontecimentos das últimas duas semanas que mostram a superioridade da democracia liberal do Brasil. Vocês colocaram Lula e muitos de seus companheiros na prisão. Nos EUA, não. Seria impossível condenar uma grande parcela dos congressistas americanos. Não porque eles sejam limpos. Eles são carros sujos esperando para ser lavados. Empresas do tipo Odebrecht abundam nos EUA. Mas um processo em massa no Congresso não vai acontecer. No Brasil aconteceu.

Por quê? Talvez seja sua experiência com o fascismo real entre 1964 e 1985.

Nós, gringos, costumávamos rir das "repúblicas de bananas" latino-americanas. Quatro anos de Donald Trump e depois o 6 de janeiro de 2021 cortaram nosso riso. Depois das últimas semanas, vocês podem rir de nós.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.