Demétrio Magnoli

Sociólogo, autor de “Uma Gota de Sangue: História do Pensamento Racial”. É doutor em geografia humana pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Demétrio Magnoli
Descrição de chapéu Rússia União Europeia

Os contornos da Europa

Macron contesta liderança dos EUA em visita à Rússia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Macron sentou-se no lado oposto da interminável mesa de Putin e entoou música para os ouvidos do russo. Um sistema de "segurança coletiva" negociado "entre europeus" —eis a senha pronunciada pelo francês. São ecos de Charles De Gaulle, um ruído horrendo para os ouvidos de Biden. No fundo, a França reativou o debate sobre os contornos da Europa.

Do ponto de vista de Washington, segurança coletiva não se negocia, pois já existe: a OTAN, que prende a Europa à liderança dos EUA e exclui a Rússia. O presidente francês contestou precisamente este dogma, enraizado na Guerra Fria.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, com o francês Emmanuel Macron - 7.fev.22/Reuters

De Gaulle falou, exatos 60 anos atrás, numa "Europa do Atlântico aos Urais", que incluiria a Rússia (na época, núcleo da URSS) e excluiria os EUA. A recuperação do tema gaullista revela uma fratura ainda mais ou menos oculta na Aliança Atlântica.

De Gaulle pretendia restabelecer a primazia francesa na Europa continental. Macron nutre o mesmo sonho. Mas a fratura tem extensão maior: a Alemanha resiste em romper a ponte (ou melhor, o gasoduto) que a conecta à Rússia e, numa escala global, teme as implicações econômicas da Guerra Fria 2.0 entre EUA e China.

A partição do sistema internacional entre Ocidente e Oriente converte a União Europeia (isto é: a Europa sem o Reino Unido) numa península geopolítica dos EUA.

Putin ouve o que quer. Na sua tradução, "segurança coletiva" estabelecida "entre europeus" significa esferas de influência. A Rússia definiu como objetivo consolidar sua hegemonia sobre um Exterior Próximo formado pelo Cazaquistão, pelas repúblicas do Cáucaso (Geórgia, Armênia e Azerbaijão) e, sobretudo, pelas "Rússias da Europa" (Ucrânia, Belarus e Moldávia).

No mapa mental de Putin, nenhuma dessas repúblicas ex-soviéticas têm direito à plena soberania —e, como ele explicitou, a Ucrânia só pode ser independente em "parceria com a Rússia".

A ferramenta para a definição das esferas de influência na Europa seria a implementação do Protocolo de Minsk, base do cessar-fogo de 2014 na Ucrânia, interpretado segundo os interesses de Moscou. Nessa linha, as administrações pró-russas dos enclaves separatistas no Donbass ucraniano ganhariam reconhecimento do governo central, junto com poder de veto sobre a política externa do país.

A "federalização" da Ucrânia representaria, de fato, uma neutralização forçada: a proibição permanente de adesão à OTAN ou à União Europeia.

O presidente russo entendeu as possibilidades abertas por Macron e elogiou seus esforços. Mas registrou, sombriamente, que os EUA, não a França, lidera a OTAN. Sem Biden, a peregrinação moscovita do presidente francês reduz-se a um gesto de campanha eleitoral.

A OTAN proclamou uma política de "portas abertas" em 1999, quando iniciou sua irresistível expansão para as nações do antigo bloco soviético. A incorporação da Ucrânia está além do horizonte previsível, devido à guerra congelada no leste do país, mas aceitar a neutralização forçada do país significaria renunciar às "portas abertas".

A reversão da política, sob chantagem armada da Rússia, enviaria aos integrantes da OTAN no antigo bloco soviético a mensagem de que a segurança coletiva oferecida pelos EUA não é um compromisso irretratável. Ou, dito de outro modo, de que tudo que é sólido sempre pode desmanchar no ar.

A "maior catástrofe geopolítica do século 20" —é assim que Putin descreveu a implosão da URSS. Hoje, diante da desastrosa retirada americana do Afeganistão, o líder russo opera como um diretor de cinema engajado na criação de um final alternativo para um filme antigo.

Na sua versão, a "Grande Rússia" renasceria das cinzas, restaurando parcialmente a esfera de influência delineada pelos czares muito antes de 1917. A visita de Macron, sinal das fissuras entre os EUA e os aliados europeus, indica que não é impossível rebobinar a história.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.