Demétrio Magnoli

Sociólogo, autor de “Uma Gota de Sangue: História do Pensamento Racial”. É doutor em geografia humana pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Demétrio Magnoli

Não imite Biden, Lula!

Presidente eleito não precisa repetir os erros do americano que recolocaram a direita radical no jogo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Como Joe Biden, Lula derrotou nas urnas um presidente extremista –e, como Biden, enfrentou a contestação golpista do resultado eleitoral. Mas o brasileiro não precisa reproduzir os erros seguintes do americano, que recolocaram a direita radical no jogo do poder.

Biden venceu no voto popular por 4 pontos percentuais e os democratas conquistaram maiorias na Câmara e no Senado. Daí, concluíram erradamente que dispunham de um mandato político irrestrito.

De saída, o presidente articulou dois pacotes fiscais: um de infraestrutura, negociado com os republicanos, de US$ 1,2 trilhão, e outro social e ambiental, combatido pelos republicanos, de US$ 1,9 trilhão. Poderia aprovar logo o primeiro, selando um mega triunfo parlamentar, e fatiar o segundo, passando suas iniciativas mais relevantes.

O presidente americano, Joe Biden, durante evento em Delaware, nesta sexta-feira (16) - Jim Watson/AFP

A húbris não deixou. Contrariando o discurso de reconciliação nacional empregado na campanha presidencial, os democratas transformaram o pacote bipartidário em refém do pacote controverso, exigindo a aprovação simultânea de ambos. Previsivelmente, fracassaram: numa batalha de meses, que consumiu o capital político do presidente, o estímulo fiscal maior foi derrotado.

Dali em diante, o governo Biden desceu a ladeira da popularidade. Nas eleições parlamentares de meio de mandato, os republicanos venceram o voto popular por 3 pontos percentuais e recuperaram a maioria na Câmara. A derrota só não foi esmagadora porque, hipnotizados por Trump, os republicanos alinharam fileiras de candidatos lunáticos para as duas casas do Congresso. Hoje, o favorito para as presidenciais de 2024 é Ron DeSantis, republicano da direita dura que evita os excessos teatrais trumpianos.

Lula venceu Bolsonaro por menos de 2 pontos percentuais e os partidos de esquerda somam apenas 27% das cadeiras da Câmara. Mas, à sombra da húbris, o presidente eleito negociou com Arthur Lira a PEC da Transição para, em seguida, designar uma equipe econômica sob controle petista.

Por essa via, o novo presidente contraria seu discurso de campanha sobre a economia ("previsibilidade, estabilidade e credibilidade") e sua promessa de um governo de unidade democrática antibolsonarista. A nomeação de Mercadante para o BNDES, defendida por Nelson Barbosa, ex-ministro da Fazenda de Dilma Rousseff, sob o argumento de que "o PT venceu as eleições", serviu como senha para a blitzkrieg contra a Lei das Estatais conduzida em conjunto pelo centrão e pelo PT. A "base aliada" já pode, novamente, colonizar a Petrobras.

A desculpa do improviso não se aplica ao discurso lido por Lula na cerimônia de diplomação. Nele, a húbris explode como cogumelo atômico em duas falsas equivalências.

"Eu sei quanto custou ao povo brasileiro essa espera para que a gente pudesse reconquistar (sic!) a democracia": aqui, Lula sugere que experimentamos quatro anos de ditadura e identifica sua própria eleição como um retorno à democracia.

"Poucas vezes na nossa história a vontade popular teve que vencer tantos obstáculos para enfim ser ouvida": aqui, Lula desenha um sinal de igual entre ele mesmo e a vontade popular. São sentenças de quem já esqueceu o que disse nos meses de campanha.

Biden mobilizou sua frágil maioria parlamentar para votar o programa máximo de seu partido, colhendo uma derrota desastrosa. Lula firma um pacto faustiano com a direita fisiológica para montar uma maioria espúria e aprovar o que lhe dá na telha. Nesse passo, traça um rumo econômico insustentável e aliena o eleitorado que acreditou na frente democrática.

Vitórias condicionais não devem ser tomadas como triunfos absolutos. Nos EUA, Biden restaurou a perspectiva de poder da facção republicana direitista. Aqui, Lula ameaça reconstruir uma maioria eleitoral inclinada à extrema direita. Ainda é tempo de dar meia-volta, desistindo da PEC e do pacto com o centrão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.