Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Painel que parece tablet confunde e distrai motorista

Ações que exigiam apenas apertar botões tornam-se mais longas e aumentam a distração ao volante

Uma mão aponta para o painel digital de um carro, com tela touchscreen
Painéis de comando touchscreen podem aumentar distração ao volante - Fabrice Coffrini/AFP

Engenheiros e designers automotivos se esforçam para transformar em tablets os painéis de comando dos automóveis.

A justificativa para tanto esforço está em pesquisas secretas que detectam o interesse dos consumidores em replicar no carro o que têm no bolso ou na bolsa: seus smartphones com tela sensível ao toque.

A obsessão chegou ao ponto de uma única tela concentrar as funções do sistema de som, do ar-condicionado, do computador de bordo e do navegador por GPS. A ausência de botões físicos deixa o ambiente refinado, mas confuso.

Em testes recentes feitos pela Folha com modelos das marcas Honda, Volvo e Citroën, a tarefa de mudar a temperatura da cabine exigia atenção extra. Era preciso clicar na tela touchscreen para acessar o ar-condicionado e aí mexer na ventilação. Para voltar ao sistema de som, o motorista tinha que tocar em outro botão virtual.

Uma ação que antes exigia apenas girar ou apertar botões torna-se mais longa e menos intuitiva. Aumenta a distração ao volante, que já é perturbado por toda a conectividade que nos cerca.

Outro inconveniente é a gordura da pele, que faz a tela ficar suja e opaca.

No mundo idealizado, motoristas não teriam problemas com isso e só mexeriam nos apetrechos de seus veículos quando estivessem parados, em segurança

Na vida real, os condutores, que já se distraem com os sinais sonoros e visuais de seus smartphones, perdem mais tempo para fazer ações até então corriqueiras.

Comandos por voz tentam minimizar os riscos, mas quem os usa? Siri e Alexa nem sempre entendem o que é falado e não se pode esperar que um carro em movimento, com os ruídos do ambiente que o cerca, dará ouvidos ao que diz seu motorista.

Se o tal público entrevistado em pesquisas secretas afirma querer automóveis com comandos iguais aos de seus telefones, é preciso fazê-lo voltar às aulas de direção prática e simular os riscos da distração. O mundo não pode ser virtual quando se está em um veículo de 1.500 quilos a 100 km/h.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.