Eliana Passarelli

É ex-assessora de Comunicação do TRE-SP

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eliana Passarelli
Descrição de chapéu Eleições 2018

Caminho sem volta, biometria ainda causa estranhamento na eleição

Até agora, foram cadastrados 87,4 milhões de eleitores, 59,31% do total

Em alguns estados, muitos eleitores estranharam e outros se sentiram "invadidos" quando foram identificados pela biometria na votação do primeiro turno das eleições. Eles ficaram surpresos porque não fizeram o cadastramento biométrico, ainda não obrigatório em suas cidades.

A experiência realizada no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina foi possível graças a convênios celebrados entre a Justiça Eleitoral e órgãos responsáveis pela emissão de CNH e carteiras de identidade nos respectivos estados.

No caso do Rio de Janeiro, a parceria foi com o Detran, que disponibilizou ao TRE-RJ cerca de 4,6 milhões de registros biométricos. O Rio Grande do Sul migrou quase 1,5 milhão de registros para o cadastro eleitoral e Santa Catarina, 500 mil, importados dos IGPs (Instituto Geral de Perícia).

Com esses compartilhamentos de dados, a Justiça Eleitoral pretende acelerar o cadastramento biométrico dos eleitores.

Implantado, inicialmente, para garantir maior segurança à identificação do eleitor no momento do voto, impedindo que uma pessoa vote no lugar da outra, o projeto de identificação biométrica possui hoje um status bem maior.

Conforme lei aprovada em 2017, a base de dados biométricos da Justiça Eleitoral e a do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc) serão utilizadas para o projeto de Identificação Civil Nacional, que unifica o RG, título de eleitor e CPF. O armazenamento e a gestão dos dados são de responsabilidade do TSE.

Iniciado timidamente em 2008, o cadastramento biométrico está sendo desenvolvido a duras penas em todo o território nacional. O projeto não tem nenhuma semelhança com o realizado para implantação da urna eletrônica que, em quatro anos, já era utilizada em todo o país. Começou em 1996 com o uso nas capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores. Em 1998, atingiu todas as cidades com mais de 40.500 eleitores e, em 2000, era realidade em 100% das cidades brasileiras.

A introdução da biometria, por sua vez, depende muito da logística de cada TRE. Aqueles que conseguem celebrar melhores convênios com o estado e com prefeituras avançam mais rapidamente na coleta das digitais.

Até o momento, foram cadastrados no país 87,4 milhões de eleitores (59,31%). Se a meta do TSE não for modificada, 100% dos eleitores brasileiros estarão cadastrados pelo sistema até 2022, ou seja, 14 anos após o seu início.

A coleta das digitais é feita em conjunto com a revisão do eleitorado. Quando determinado município é escolhido para a revisão obrigatória, todos os eleitores devem comparecer e demonstrar que possuem domicílio eleitoral na localidade. Os que não atendem ao chamamento no prazo determinado têm o título de eleitor cancelado.

Em algumas cidades, como São Paulo, por exemplo, a revisão ainda não é obrigatória, mas está sendo realizada de forma ordinária. 

Já ficou demonstrado que a abstenção é menor em cidades que passaram pelo recadastramento. Guarulhos --que teve o seu eleitorado revisado em 2017-- perdeu o posto de segundo maior eleitorado de São Paulo para Campinas. A cidade da Grande São Paulo teve, no primeiro turno, uma abstenção de 12,31%, 4 pontos percentuais a menos comparado do que em 2014. Campinas, que não passou por revisão, teve 22,21%, número próximo à abstenção verificada no estado de São Paulo, que foi de 21,53%. 

Certamente a revisão do eleitorado é bem-vinda, pois torna mais realista o dado da população eleitoral de determinada localidade. O grande desafio da Justiça Eleitoral, no entanto, é manter esse cadastro atualizado. Com o passar dos anos e a grande movimentação dos eleitores, o cadastro volta a apresentar anomalias.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.