Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari
Descrição de chapéu Banco Central

Campos Neto perdeu oportunidade de ficar em silêncio

Quem não quer fazer comentário, comentário não faz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O doutor Roberto Campos Neto perdeu uma oportunidade de usufruir das virtudes do silêncio.

Ao ser perguntado o que achava da proposta fiscal do governo, disse que lhe parecia "bastante razoável" e acrescentou: "Mas não quero fazer comentário antes de ver o arcabouço final".

Quem não quer fazer comentário, comentário não faz.

Continua valendo o conselho do presidente americano Calvin Coolidge (1923-1929): "Se você fica calado, nunca volta atrás".

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto - Adriano Machado - 07.mar.2023/Reuters

Madame Natasha

Natasha tem horror a notícias falsas e acredita que é bem-vinda qualquer iniciativa para combatê-las. O governo criou o portal Brasil Contra Fake para apontar mentiras. Não explicou sua metodologia nem se obrigou a contestar mentiras com fatos.

A senhora deixa de lado essa parte relevante, mas prossegue no seu combate em defesa do idioma. Ela concedeu uma de suas bolsas de estudo ao autor do seguinte texto:

"A Controladoria-Geral da União continua sua missão no combate à corrupção. De acordo com o órgão, opor a prevenção ao combate é apenas um falso dilema. O combate à corrupção faz parte da missão definida no planejamento estratégico do órgão."

De acordo com nota no site da CGU: "É falsa a ideia de que a transformação da Secretaria de Combate à Corrupção em duas Secretarias —a Secretaria de Integridade Pública e a Secretaria de Integridade Privada— com a reinserção das atividades de operações especiais no âmbito da Secretaria Federal de Controle Interno e a realocação das atividades de inteligência, ciência e dados e informações estratégicas na Secretaria-Executiva do órgão signifique que a CGU pretenda priorizar a prevenção em detrimento do combate à corrupção.".

Natasha acredita que o portal governo quis falar bem do governo, testando o fôlego que quem o lê.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.