Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

Notáveis petistas ficam mal na foto com aprovação de Dino ao STF

Alguns defendiam a escolha do advogado-geral da União, Jorge Messias, argumentando que o ministro da Justiça seria rejeitado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com a aprovação do nome de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal por 47 votos contra 31, ficaram mal na foto os intermediários que defendiam a escolha do advogado-geral da União, Jorge Messias, argumentando que o ministro da Justiça seria rejeitado. Alguns deles eram notáveis petistas.

Dois homens de terno se cumprimentam e sorriem, enquanto posam para foto
Flávio Dino e Lula em Brasília - Ricardo Stuckert -14.dez.23/PR

Mandatos no STF

Pela conta de hoje, o Senado aprovará a PEC que estabelece mandatos com prazo para os futuros ministros do Supremo Tribunal Federal.

A reação impulsiva de alguns ministros contra a aprovação da emenda que limita as decisões monocráticas do tribunal contribuiu para fortalecer o mal-estar.

Comunistas no STF

Lula disse que "pela primeira vez na história desse país conseguimos colocar na Suprema Corte um ministro comunista".

Flávio Dino filiou-se ao PC do B em 2006, quando já se haviam apagado as luzes de todos os partidos comunistas, inclusive os da China e da Albânia, que haviam iluminado a organização. Deixou o partido 16 anos depois, indo para o Partido Socialista Brasileiro.

Pelo menos na visão do professor Henry Kissinger, que morreu há pouco, Lula pode ter se enganado. Em 1962, Kissinger esteve no Brasil, encontrou-se com o então primeiro-ministro Hermes Lima e escreveu a um amigo:

"O New York Times, com sua habitual perspicácia, descreve-o como um socialista moderado. Se ele é isso, eu gostaria de saber como é um comunista".

Meses depois, João Goulart nomeou Hermes Lima para o Supremo Tribunal Federal, onde ele ficou até 1968, quando foi aposentado pelo AI-5.

Hermes Lima nunca pertenceu ao Partido Comunista.

Ministério da Justiça

O alto comissariado petista está olhando para o Ministério da Justiça como um cargo que ilustra biografias.

Flávio Dino foi um ministro combativo nas palavras e bem-humorado nas atitudes. Só. Nesses atributos nenhum sucessor fará melhor, mas é pouco.

Lula pode fazer o que quiser com o ministério, desde que não se esqueça que a segurança pública será um tema central nas próximas campanhas eleitorais.

Seu primeiro ano de governo foi rico em palavras e planos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.