Encaminhado com Frequência

Editada por Felipe Bailez e Luis Fakhouri, fundadores da Palver, coluna traz perspectivas sobre os dados extraídos de redes sociais fechadas

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Encaminhado com Frequência
Descrição de chapéu ataque à democracia WhatsApp

Organização digital de manifestação de Bolsonaro é marcada por polarização

Desalinhamento, desinformação e medo foram destaques nas trocas de mensagens relacionadas ao ato na avenida Paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde que foi deflagrada a operação Tempus Veritatis da Polícia Federal, os grupos públicos de mensageria analisados pela Palver apresentaram intenso debate político. Entre compartilhamento de notícias e comentários acerca da operação, as menções a Jair Bolsonaro (PL) atingiram, em 8 de fevereiro, o maior patamar dos últimos 30 dias.

Apoiadores de Bolsonaro exibem bandeiras de Brasil e Israel na avenida Paulista
Apoiadores de Bolsonaro exibem bandeiras de Brasil e Israel na avenida Paulista - Eduardo Knapp/Folhapress

Em grupos de apoiadores do ex-presidente, vídeos e mensagens começaram a circular em tom de ameaça ao Poder Judiciário.

Em mensagens enviadas em grupos públicos de WhatsApp, usuários desafiavam o ministro Alexandre de Moraes (STF) a prender Bolsonaro.

Em uma das mensagens, acompanhada de um vídeo que traz trechos de uma fala do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo), há menção a uma possível guerra civil e incitação à violência. As menções ao termo "GUERRA CIVIL" mais do que triplicaram no dia 8 de fevereiro com relação aos dias anteriores.

Desde 8 de fevereiro, as discussões se mantiveram aquecidas, mas sem um tema central direcionando o debate.

A partir de 12 de fevereiro, começou a circular nos grupos o vídeo do ex-presidente convocando seus apoiadores para o ato na avenida Paulista. Desde então, houve uma distribuição massiva de conteúdo sobre o tema nos grupos públicos de mensageria, e a pauta ganhou destaque tanto nos grupos de oposição quanto nos grupos de apoio ao ex-presidente.

Um vídeo do TikTok, com a marcação da conta @renata_patriota, que apareceu na amostra de grupos pela primeira vez no dia 15 de fevereiro, confirmava a presença do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e do presidente da Argentina Javier Milei no ato convocado por Bolsonaro.

Apesar de reportagem publicada pela Folha apontando a inviabilidade das presenças ilustres, conteúdos similares se intensificam nos dias seguintes, acompanhados sempre da convocação para o evento.

No domingo, 18 de fevereiro, começaram a ser distribuídas mensagens desmentido as presenças internacionais.

O texto, direcionado aos patriotas, dizia que os boatos foram criados pela esquerda para frustrar as expectativas dos apoiadores do ex-presidente, e que, ao notarem as ausências célebres, teriam a sensação de desprestígio de Bolsonaro.

No último sábado (24), no entanto, uma live produzida no YouTube e divulgada nos grupos confirmou que Trump e Milei estariam presentes na avenida Paulista. Outras mensagens que circularam no mesmo dia incluíam a presença de Elon Musk e Netanyahu entre os confirmados.

Uma das estratégias utilizadas na comunicação das redes é fazer uso de pautas que estejam em evidência para se beneficiar da popularidade do tema.

Nesse sentido, na mesma semana em que parlamentares de oposição protocolaram o pedido de impeachment contra o presidente Lula (PT) por conta da comparação entre as ações de Israel em Gaza com o Holocausto, as mensagens relacionadas à convocação para o ato foram adaptadas ao contexto.

Após o vídeo inicial de Bolsonaro solicitando aos manifestantes que não levassem faixas ou cartazes, houve intensa comunicação sobre as instruções, entre elas o pedido para vestir verde e amarelo.

Desde o dia 21, contudo, mensagens pediam aos manifestantes que levassem também a bandeira de Israel, como forma de demonstrar apoio aos judeus. Essa adaptação, além de aproveitar o destaque do tema, tinha como objetivo criar uma antagonização com Lula, inflando a base política de Bolsonaro.

Na noite do sábado (24), circularam mensagens e vídeos nos grupos dos apoiadores de Bolsonaro apontando a presença de infiltrados na Paulista.

No vídeo com tom de denúncia, os infiltrados seriam os responsáveis pela colocação de cartazes e placas com mensagens com ataques ao STF e aos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino. As mensagens também acusavam os infiltrados de querer promover baderna e confusão durante o ato.

O sentimento de medo também prevaleceu nas mensagens que procuravam relacionar a fuga dos presos da penitenciária federal em Mossoró (RN) com a existência de um plano maior para atacar Bolsonaro.

Outros usuários compartilharam informações de que centenas de milhares de soldados do Exército estariam de prontidão para realizar prisões durante o ato, incluindo a do ex-presidente.

Outro medo aventado foi a possibilidade de confronto com as torcidas organizadas, que estariam infiltradas. Esses medos foram amenizados em mensagens que destacaram que o efetivo da Polícia Militar de São Paulo teria sido reforçado para proteger os manifestantes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.